Depois da catequese desta quarta-feira um grupo de quinze jovens portugueses esteve no Vaticano, para lembrar a passagem de Bento XVI pelo seu país entregando-lhe um álbum com centenas de testemunhos e fotografias. A iniciativa partiu de um projeto chamado “Eu Acredito”, que em maio de 2010 levou cerca de 11 mil jovens a acompanharem a passagem de Bento XVI pelo país europeu, sobretudo em Lisboa e Fátima.

“Ele reconheceu e mostrou-se muito feliz por ver cada um daqueles momentos e acima de tudo disse-nos que a visita a Portugal foi um grande prazer”, disse à Agência Ecclesia João Valentim, uma das três pessoas que entregaram a obra ao Papa, manifestando “emoção” e “muita alegria”.

Impressionado pela “sensibilidade” e “atenção” que o Papa dedicou ao seu grupo, João Valentim considera que o encontro de hoje “confirma, sem dúvida, que faz sentido haver esta união à volta do sucessor de Pedro”, que traz a cada cristão “uma esperança muito forte”.

“Há uma Igreja viva, jovem, com força, e quisemos transmitir isso ao Papa, que estamos em comunhão e rezamos por ele”, ressalta o jovem em declarações a Ecclesia.

Em ambiente de boa disposição, a comitiva portuguesa teve também a oportunidade de entregar a Bento XVI uma camiseta representativa do “Eu Acredito” e de todos quantos participaram na elaboração do álbum de recordações.

No final da catequese de hoje o Papa saudou os membros da iniciativa com as seguintes palavras:
“Saúdo todos os peregrinos de língua portuguesa, em particular (...) os jovens portugueses que se organizaram sob o lema "Eu acredito" para unir seus coetâneos à volta do Sucessor de Pedro. Continuai a fazer da oração um meio para crescerdes nesta união.”

No final, ficou a promessa de um novo encontro, desta vez em Madrid, nas Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizam entre 16 e 21 de agosto. Quanto ao futuro do “Eu Acredito”, João Valentim considera que o projeto “sai com mais motivação” e disponível para “outros sinais de comunhão”.