O Santo Padre nomeou um novo Secretário da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano –conhecida usualmente como “Governo”– e um novo Arcebispo de Loreto.

O Pontífice nomeou Secretário Geral da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano ao Dom. Renato Boccardo, de 52 anos, que se desempenhava como Secretário do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. 

Dom. Gianni Danzi de 65 anos –que exerceu o cargo desde 1996– foi por sua vez nomeado Arcebispo de Loreto e Delegado Pontifício para o Santuário Loretano.

Dom. Boccardo nasceu na cidade de Susa –cidade na qual também nasceu o Cardeal Angelo Sodano–. Se fará cargo da  administração e econômica do Vaticano. Como diz a lei de estado do Vaticano, no artigo nove, “o Secretário Geral de Governo, dirige a atividade administrativa do mesmo e coordena as funções das diversas direções”.

O Prelado tem experiência quanto a manejo administrativo  pois teve a seu cargo a organização de algumas Jornadas Mundiais da Juventude e algumas viagens do Santo Padre.