O Bispo Auxiliar Caldeu de Bagdá, Dom Shlemon Warduni, anunciou que 150 jovens iraquianos participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, na Espanha, em agosto próximo. Dom Warduni, porém, também fez um alerta: um novo êxodo de cristãos está às portas no país.

A Rádio Vaticano também informou que a delegação será acompanhada pelo prelado.

Dom Warduni ressaltou que fará três catequeses em língua árabe sobre os seguintes temas: "Arraigados em Cristo", "Firmes na Fé" e "Testemunhas de Cristo no mundo".

Segundo a RV, os organizadores iraquianos promoveram dois encontros na Igreja de São José, em Bagdá, que envolveram muitos jovens que mobilizaram suas paróquias a angariar fundos para financiar as passagens e as inscrições dos jovens na JMJ.

"Isto é muito significativo e mostra uma Igreja local muito viva, não obstante permaneça tensa a situação no país" – frisou Dom Warduni.

"No âmbito político, não existe acordo entre os líderes políticos e isso não ajuda na estabilização do país" - ressaltou ainda o prelado à Rádio Vaticano.

"A reconstrução procede lentamente, o mercado oferece o necessário, mas o que realmente falta é a unidade. Por isso, os cristãos continuam migrando. Agora que as aulas terminaram, muitas famílias abandonarão o país. Um novo êxodo está às portas" – concluiu o Bispo Auxiliar Caldeu de Bagdá.