Nesta terça-feira (21) a Igreja celebra o dia de São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude.Ingressou na Companhia de Jesus (Jesuítas), em Roma, onde viveu durante seis anos. Durante o período de seus estudos teológicos ele cuidava dos doentes nos hospitais onde contraiu uma doença que o levou à morte em 1591 e foi canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII.

Como recorda hoje o portal A12, do Santuário Nacional de Aparecida, São Luís Gonzaga, nasceu em 1568, perto de Mântua, Itália. Luis abraçou a vida religiosa desde cedo, e recebeu de sua mãe a formação cristã.

Como era filho de príncipes, seu pai o motivava para ser príncipe, mas São Luís Gonzaga renunciou o principado em favor do seu irmão.

Ingressou na Companhia de Jesus (Jesuítas), em Roma, onde viveu durante seis anos. Durante o período de seus estudos teológicos, cuidava dos doentes nos hospitais, onde contraiu uma doença que o levou à morte em 1591.

A12 recorda que o santo faleceu aos 23 anos, por isso é considerado o padroeiro da juventude.

No dia 19 de outubro de 1605 foi beatifica pelo Papa Paulo V e canonizado no dia 31 de dezembro de 1726 pelo Papa Bento XIII. Seus restos se encontram na Igreja de Santo Inácio de Loyola em Roma.

Hoje, no programa Bem-vindo Romeiro, da Rede Aparecida de comunicação, o Missionário Redentorista, padre Evaldo César rezou pelos jovens e também pela proximidade da Jornada Mundial da Juventude, no dia do jovem santo jesuíta.

A oração a São Luis Gonzaga para aqueles que querem rezar ao santo pela juventude católica de hoje é:

“Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgens das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amen”.