A firma alemã Mercedes-Benz recebeu a tarefa de fabricar um novo modelo de Papamóvel que respeite o equilíbrio do meio ambiente, conforme informa o semanário alemão Wirtschaftswoche.

Embora a empresa não tenha confirmado a notícia, para os meios de imprensa europeus, o Papa Bento XVI teria encarregado o primeiro Papamóvel híbrido da história como exemplo de respeito à natureza.

Não é a primeira vez que o Pontífice empreende uma iniciativa a favor do meio ambiente, pois no ano 2008 o Vaticano inaugurou seus primeiros painéis solares, situados em cima do teto do Sala Paulo VI. O sistema fotovoltaico foi doado pela empresa alemã SolarWorlDom

Além disso, no ano 2009, a Santa Sé fez um chamado à Organização da Nações Unidas para responder à emergência ambiental.

"Todos estamos chamados a cuidar com responsabilidade da criação e a usar os recursos de modo que todas as pessoas e comunidades possam viver dignamente e desenvolver a aliança entre ser humano e o meio ambiente que deve ser reflexo do amor criador de Deus", explicou.

O Papamóvel será modelado a partir da classe Todo terreno da classe M da Mercedes Benz.

O Papa não poderá ser um automóvel puramente elétrico porque, em caso de atentado, o Papamóvel deve ser capaz de dar a partida rapidamente.

O Papamóvel híbrido funcionará por propulsão alternativa, mediante a combinação de um motor impulsionado por combustão interna, e um motor propulsado por energia elétrica proveniente de baterias recarregáveis que permitirão percorrer até 30 quilômetros sem emitir poluentes à atmosfera.

Espera-se que o novo Papamóvel esteja preparado no final do próximo mês de setembro, antes da visita pastoral do Pontífice à Alemanha.