Os Bispos que formam o Conselho Episcopal de Pastoral (Consep)  iniciaram ontem, dia 21,  na Sede da CNBB em Brasília, a reunião que irá pautar os temas pastorais para este ano de 2005.  

Entre os assuntos em pauta nesta reunião estão: a descriminalização do aborto, tratando o assunto com a Ministra do Conselho Nacional de Políticas para as Mulheres; audiência com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em horário a ser definido; acréscimos à pauta da 43ª Assembléia Geral da CNBB, dos quais o Consep se faz propositor: comunicação sobre o Santuário Nacional de Aparecida, por Dom Raymundo Damasceno de Assis; um painel de comunicação com os meios de Comunicação de inspiração católica; o secretário do Conselho Mundial de Igrejas, Dr. Samuel Kobia, dirige a palavra à Assembléia dos Bispos, em vista da próxima Assembléia Geral do Conselho Mundial de Igrejas, lembrando os 40 anos da Unitatis redintegratio, a Década para a superação da Violência promovida pelo CONIC e a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2005; comunicação na Assembléia sobre Fundo Nacional de Solidariedade com apresentação de novas propostas para melhorar a articulação do Fundo Nacional de Solidariedade; propõe criar uma Comissão para encaminhar uma Nova Carta da Terra.

Na parte da tarde, os bispos do Consep, trataram ainda outros assuntos como Ano da Eucaristia, Encontro Intereclesial das CEBs. Às 18h15, os bispos celebraram a Eucaristia.

A reunião se estenderá até a quinta-feria, dia 24 de fevereiro.