Faith Haugh começou a doar óvulos como "passatempo" há 17 anos e estabeleceu um recorde mundial que resulta perturbador para muitos. Ela tem 19 filhos engendrados com os óvulos que ela doou e não pretende parar de fazê-lo.

Haugh, de 41 anos, já alcançou o limite legal de doação de óvulos na Austrália estabelecido em dez famílias receptoras, por isso viajou a Mumbai para seguir seu "passatempo" com uma família indiana e assegura que mais pessoas em outros países querem seus óvulos.

Enquanto alguns meios a elogiam, Jared Lee, perito em bioética do BioEdge.org, recorda que a lei foi "estabelecida para prevenir o incesto involuntário entre as crianças engendradas com óvulos doados".

Haugh ostenta o recorde mundial de filhos engendrados com óvulos doados. Tem uma filha de 22 anos que ela criou e é avó de uma menina de dois anos. Casou-se há três anos e seu marido Glenn que é açougueiro e aos seus 46 anos, doa esperma e sabe de quatro filhos engendrados com sua doação.

"Posso soar um pouco distante, mas eu sou a que está desesperada por ser mãe, não me envolvo emocionalmente. Só digo a mim mesma que os óvulos que se desperdiçam mensalmente agora ajudam um casal a alcançar o sonho da paternidade", afirmou Faith Haugh a um jornal local.