O Arcebispo de Valladolid (Espanha), Dom Ricardo Blázquez, finalizou no último 7 de junho a visita apostólica (investigação) encomendada pelo Papa Bento XVI aos consagrados do Regnum Christi, o ramo leigo dos legionários de Cristo.

No comunicado divulgado este 16 de junho, recorda-se que o Arcebispo Blázquez foi designado para fazer esta visita apostólica em coordenação com o Cardeal Velasio De Paolis, Delegado Pontifício para a Legião de Cristo e o Movimento Regnum Christi.

A nota do Regnum Christi explica que agora Dom Blázquez está redigindo o relatório que entregará no fim de junho à Santa Sé. Este documento conterá as observações e sugestões surgidas graças aos seus encontros com os membros consagrados do movimento e "a análise de todas as informações que o visitador apostólico recebeu".

À sua vez, "a Santa Sé avaliará o relatório e tomará as decisões oportunas sobre futuras indicações e comunicações", acrescenta o texto.

Logo depois de conhecer a dupla vida moral do fundador da congregação da Legião de Cristo, o Pe. Marcial Maciel, a Santa Sé determinou uma visita apostólica realizada por cinco bispos nomeados pelo Papa entre julho de 2009 e março de 2010.

Um dos resultados da investigação foi ordenar a visita apostólica, que acaba de concluir, aos consagrados do Regnum Christi, realizada por Dom Blázquez. O Papa decidiu tomar esta medida depois do insistente pedido de vários membros do movimento.

Finalizada a visita aos legionários de Cristo, o Papa Bento XVI nomeou o então Arcebispo Velasio De Paolis –logo nomeado Cardeal– como Delegado Pontifício.

Uma de suas principais tarefas é a revisão das Constituições da Legião, mediante uma comissão criada em dezembro de 2010.