O jovem irmão americano Anthony Ariniello vive e estuda em Roma (Itália). Em pouco tempo se converteu em uma popular figura na Cidade Eterna devido ao seu peculiar meio de transporte: um par de patins com os quais chega à Basílica de São Pedro para rezar. Em entrevista concedida ao grupo ACI ele relata seu testemunho e comenta que quando se converteu descobriu que a Igreja "está cheia de vida".

O religioso de 32 anos nascido em Boulder, estado do Colorado, conta que "quando as pessoas me vêem acontecer com freqüência escuto exclamações como ‘Uau, esse sim é um monge moderno!'"

Em diálogo com o grupo ACI o jovem assinalou que "o Espírito faz novas todas as coisas! É possível testemunhar que a vida nova pode começar com sinais singelos. Os sinos das igrejas e suas fachadas são bonitas, mas o espaço pós-moderno necessita rostos mais pessoais: uma religiosa sorridente, uma família com quatro filhos… e um monge de patins!"  

Falando sobre seus patins, que são seu meio de transporte, afirma que não vê neles nenhum problema mas várias vantagens porque "são práticos, econômicos e ecológicos".

Para o irmão Ariniello, membro da Comunidade das Beatitudes, a surpresa das pessoas quando o vêem andar em patins "talvez esteja em que nunca viram antes a um discípulo de Cristo desta forma. Eu mesmo alguma vez estereotipei a Igreja como fora de moda".

"Logo me encontrei por primeira com um Bispo cara a cara… em um jogo de Raquetebol. Esse dia comecei a escutar de verdade a Igreja e descobri que estava cheia de vida!", acrescenta

O jovem religioso disse logo ao grupo ACI que esse jogo foi o início de um caminho que agora o leva ao sacerdócio: "em 1997 na Jornada Mundial da Juventude em Paris escutei pela primeira vez a voz de Deus que me chamava à vida sacerdotal. Isso é algo que nunca tinha considerado antes porque queria me casar. Mas ali descobri que o sacerdócio é outro tipo de matrimônio".

Depois de ingressar no seminário diocesano de Denver, o irmão Ariniello descobriu poucos anos depois que Deus o chamava a ser parte da Comunidade das Beatitudes, uma instituição nascida na França em 1973 que também agrupa religiosas, sacerdotes e matrimônios, originada no movimento carismático.

O jovem comenta que sua comunidade ressalta muito a necessidade da oração, a presença de Maria e a Eucaristia. Em sua opinião "as novas comunidades nasceram para dar muito fruto na Igreja".

Depois de sua ordenação sacerdotal na França em junho do próximo ano, voltará para Denver e assegura que levará consigo seus patins aonde quer que esteja.