O fundador do Movimento Comunhão e Liberação (CL), Dom. Luigi Giussani, foi convocado à Casa do Pai nesta madrugada aos 82 anos de idade. Dom Giussani, reconhecido por seu profundo amor à Igreja, faleceu na festa da Cátedra de São Pedro.

Sua morte ocorreu em sua residência de Milão devido a uma insuficiência circulatória e renal, que foi conseqüência da grave pneumonia que o afetou em dias passados, conforme indicou um comunicado do CL.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquim Navarro-Valls, informou que o funeral de Dom. Luigi Giussani, será na quinta-feira 24 de fevereiro, às 15h, no Duomo de Milão, e será presidido, em nome do Santo Padre, pelo Cardeal Joseph Ratzinger, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Católicos em todo mundo lamentam o trânsito de Dom Giussani, e diversos políticos, intelectuais e líderes eclesiásticos começaram a expressar suas condolências aos membros do CL.

Da Presidência

Dom Julián Carrón, em nome da Presidência de Comunhão e Liberação, enviou um comunicado a todas as comunidades espalhadas pelo mundo  que reproduzimos a seguir:

"Queridos amigos,

Às 3h10 de 22 de fevereiro, festa da Cátedra de São Pedro, o Senhor chamou  nosso queridíssimo Dom Giussani.

Seguros na esperança da Ressurreição, através da intensa dor desta separação, reconhecemo-lo no abraço de Cristo mais pai que nunca, ele que agora contempla a tão querida Presença de Jesus Cristo, que toda sua vida nos ensinou a conhecer e amar como consistência total de cada coisa e cada relação.

Confiando-nos à Virgem, 'fonte viva de esperança', pedimos às comunidades que celebrem a Eucaristia. Agradecidos pela vida de Dom Giussani, pedimos que sua fé, esperança e caridade sejam cada vez mais nossas".