Em sua carta semanal o Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco,  referiu-se à obtenção do  Campeonato Nacional de Liga pelo Valência Clube de Futebol e destacou os valores formativos do esporte como “expressões da nova evangelização”.

O Prelado explicou que “o chamado da nova evangelização nos anima a não nos fechar nos templos, mas a abrir-nos para que o esporte e todas as expressões humanas possam ser portadoras da mensagem de paz e amor cristão, que tanta falta faz em nosso mundo”.

Em sua carta –intitulada “Valência campeão”– o Arcebispo se perguntou se “será o Arcebispo capaz de falar de um time de futebol em sua carta semanal? É cristão dedicar tantos esforços ao esporte quando subsistem  graves desequilíbrios e dor no mundo?”; e reconheceu sua “grande alegria” por ver que “os jogadores, diretores e milhares de  torcedores ofereciam sua vitória à “Mare de Déu” na Basílica da Virgem”.

A Igreja “está aberta a todo aquele que bates às suas portas: aos marginalizados, aos pobres, aos desamparados, e também aos astros do futebol e a todos os torcedores que desejam compartilhar sua alegria com sua Mãe, porque é humano, é autêntico e nada verdadeiramente humano é alheio à Igreja”, afirmou o Prelado.

O Arcebispo expressou que “não posso mais que mostrar minha profunda e sincera alegria por esta vitória futebolística que alegra a toda nossa sociedade”; e acrescentou que  “ser cristão não é incompatível com ser jogador de futebol, torcedor, dirigente ou treinador”, assim como “ser católico não é viver com uma dupla e diferenciada personalidade que divide sem sucessão de continuidade a religião dos demais aspectos da vida, como o trabalho ou nossos momentos de ócio”. Ao contrário –acrescentou–, o cristianismo “se vive essencialmente em sociedade”.

“A Igreja sempre concedeu uma enorme importância à educação e à cultura e, por isso, soube apreciar os valores que fomentam a prática do esporte e que são questões  importantes na formação de jovens e adultos”, afirmou o Prelado e destacou os valores de “saber somar, nunca subtrair nem dividir, o trabalho em equipe, a constância, o sacrifício, o desejo de superação pessoal, a esportividade, o respeito às regras do jogo e do contrário, assim como o ‘saber perder’”.

O Arcebispo também lembrou como “com grande interesse li como um jogador de nosso Valência proclama que a vitória havia sido um esforço da humildade e que o dinheiro não é tudo”.

“É bom que estas verdades sejam lembradas pelos jogadores, por estrelas que têm tanta ascendência e influência entre os mais jovens”, precisou o Prelado e afirmou que expressões como essas  “são um exemplo de autênticos campeões”.

O Prelado conclui sua carta confiando que “na próxima semana todos possamos oferecer um novo triunfo a Mare de Déu”, em referência à final da Copa da UEFA que o time disputará na próxima semana em Goteborg (Suécia), contra o  Olimpique de Marsella.