Fontes da agência Fides informaram que o cristão Erol Dora, eleito recentemente para o parlamento turco, comprometeu-se a ser "a voz das comunidades cristãs na Turquia no cenário político, mas também de toda a zona do sudeste do país".

Isto foi destacado pelo Vigário Delegado do Vicariato Apostólico de Istambul (Turquia), Pe. Lorenzo Piretto. O sacerdote destacou que Dora é conhecido por sua defesa de "cristãos implicados em processos e é um ponto de referência para a defesa de seus direitos. Há outros cristãos que estão presentes nas prefeituras, mas não se via um cristão no parlamento nacional há várias décadas".

O Pe. Piretto disse que um aspecto a ser levado em consideração é que se a Turquia deseja ingressar na União Européia, "terá que cumprir com o que se refere ao reconhecimento das igrejas como instituições morais benéficas, com personalidade jurídica".

O padre indicou que na Turquia é necessário "ampliar o conceito de liberdade religiosa, que não pode limitar-se à liberdade de culto".

Dora foi eleito na região do Sudeste, em Mardin, como candidato independente no partido "Trabalho, Democracia e Liberdade", respaldado pelo partido curdo "Partido pela Paz e a Democracia" (BDP).

Segundo a agência vaticana Fides, Dora afirmou que sua eleição é um passo adiante para o país porque "as minorias no passado eram consideradas como estrangeiras". Ele indicou que espera que em um futuro as minorias possam participar de política. "Seria um sinal de que os direitos estão garantidos a todos", afirmou.