O grupo pró-vida Life será membro do conselho assessor em matéria de saúde e educação sexual do Governo britânico, o qual foi considerada uma decisão inédita do primeiro-ministro David Cameron.

"Estamos encantados de ter sido convidados ao grupo, que com nossa entrada contemplará pontos de vista que não sempre estiveram representados no passado", afirmou recentemente o diretor do Life, Stuart Cowie.

Cowie disse que "se podemos participar com outras pessoas na redução do número de abortos estaremos nos ajustando aos nossos objetivos, além disso, não acredito que seja desagradável para ninguém cumprir estes objetivos independentemente da posição de cada um sobre quando a vida começa".

Entretanto, alguns consideram que a abstinência no terreno da educação sexual, que é outra das propostas do Life, colidirá provavelmente com outros membros do conselho.

Além do Life, o conselho estará formado pela Associação Britânica para a Saúde Sexual e o HIV, a Faculdade de Saúde Sexual e Reprodutiva no Colégio Real de Obstetras e Ginecologistas, a Associação de Diretores de Saúde Pública, a Associação Britânica do HIV, o Terrence Higgins Trust Brook, a Associação de Planejamento Familiar, o Foro de Educação Sexual e da Mesa Nacional da Infância Marie Stopes Internacional.

Em 2010 foram realizados no Reino Unido mais de 189 000 abortos, aumentando a cifra em 0,3 por cento em relação ao ano anterior.