Em uma cerimônia que contou com a presença do Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega Alamino, foi descoberta sobre um dos muros do Jardim Madre Teresa de Calcutá no Convento de São Francisco de Assis uma placa em memória do Beato João XXIII.

A placa –doada pela província italiana de Bérgamo–, foi  inaugurada em  um ato oficial que contou também com a presença do Bispo Auxiliar de Bérgamo, Dom. Bordolo Belotti; o Embaixador da Itália em Cuba, Elio Menzione; Marcelo Moro, assessor do presidente da província de Bérgamo; e Carlos Samper, do Departamento de Assuntos Religiosos do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, entre outras autoridades religiosas e do governo.

Julio Portielles, diretor de Cooperação Internacional, expressou a gratidão pelo  gesto da província de Bérgamo, região que contribui à obra de restauração da parte mais antiga do Convento.

“Animada pelas idéias de paz e concórdia expressas por sua santidade João XXIII, a doação desta lápide evoca a este homem de existência exemplar e vida heróica que dedicou sua doutrina e pensamento à vontade de construir um mundo melhor. Sua incansável gestão sacerdotal e episcopal, suas amostras de amor para Cuba, são razões suficientes para honrá-lo nesta terra”, afirmou.

Por sua vez, Dom. Bordolo Belotti agradeceu às autoridades havaneiras a comemoração ao Papa Bom”, e expressou o desejo de que o exemplo do Beato contribua para promover o nobre propósito, inscrito na lápide, de que “todos os povos se abracem como irmãos”.