Com ocasião de celebrar a Solenidade de Pentecostes e do Dia da Ação Católica e o Apostolado Secular, a Comissão Episcopal de Apostolado Secular da Conferência Episcopal Espanhola difundiu uma mensagem na que recorda aos batizados o compromisso de viver sua fé com autenticidade e não conformar-se em levar uma vida cristã medíocre.

Os Bispos recordam que na atualidade se incrementou o número de pessoas que se definem como crentes mas que vivem à margem da fé que tem como causa principal a secularização, a indiferença religiosa e a superficialidade da sociedade.

Na mensagem, a Comissão assinala que os batizados que "não se perguntam pelo sentido da existência são presa fácil do relativismo e do subjetivismo porque, na sua opinião, lhes dá pânico ter critérios próprios e ser distintos de outros".

Muitas vezes -disseram-"oferecem culto aos ídolos do dinheiro, do prazer e do poder, afastando-se inconscientemente do Deus verdadeiro e da Igreja que os engendrou à fé".

Ante esta realidade pediram aos sacerdotes, religiosos e cristãos leigos que empreendam "uma nova evangelização" e não esperem "com os braços cruzados que os obstáculos caiam".

Além disso consideraram que a secularização permite "que alguns batizados tentem viver sua fé em Deus sem renunciar aos critérios do mundo" e optem por "um estéril individualismo religioso" em lugar de participar das atividades evangelizadoras da comunidade cristã.

A Comissão Episcopal advertiu que "em ocasiões" todos os batizados "correm o risco de acostumar-se a viver a fé" e "esquecem que foram enxertados na vida de Cristo em virtude do Sacramento do Batismo". Assim, o comunicado dos bispos espanhóis pede que nenhum cristão se conforme “com uma vida cristã medíocre e rotineira".