O sacerdote teatino José Aparecido Hergesse, que trabalha na arquidiocese de Sorocaba, e havia sido nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória (ES) no dia 4 de maio, anunciou hoje que renuncia à ordenação episcopal alegando motivos familiares e pessoais.

O site da arquidiocese de Sorocaba comunicou hoje que “o Pe José Aparecido Hergesse – da Ordem dos Teatinos, que havia sido nomeado recentemente pelo Papa Bento XVI,  Bispo Auxiliar de Vitória – Espírito Santo, apresentou Ofício à Santa Sé renunciando ao Cargo para o qual havia sido nomeado” e apresentou um comunicado do próprio Monsenhor Hergesse, no qual ele alega que a frágil saúde de sua mãe seria a razão principal para sua decisão.

“Diante do atual quadro de saúde em que a minha mãe se encontra, com um primeiro AVC ocorrido no dia 16 de maio, poucos dias após a minha nomeação, e aguardando hoje a possível confirmação de um segundo, e considerando a necessidade pessoal que sinto, como filho, de estar mais por perto, e outras dificuldades familiares decorrentes, inclusive financeiras; como também a constatação de que não poderia desse modo exercer meu ministério episcopal com a disponibilidade exigida, com a compreensão, ajuda e sofrimento de Dom Luiz  Mancilha Vilela, Arcebispo Metropolitano de Vitoria (...) tomei uma decisão muito difícil, sofrida,  que dependia única e exclusivamente de mim, mas que acredito  fosse necessária”, afirma o comunicado do teatino.

A carta do Pe. Hergesse comunica “que avaliando a situação da minha família, as perspectivas para o tratamento de minha mãe que se apresentam e o modo como me sinto envolvido em tudo isso, e também tendo consultado o Núncio Apostólico, no Brasil, Dom Lourenço Baldisseri, achei por bem apresentar de forma definitiva ao Santo Padre, o Papa Bento XVI a minha renuncia ao episcopado, para poder ficar mais perto e ajudando minha mãe viúva, com 76 anos de idade, nessa etapa de sua vida, com uma doença, como todos sabem, que exige sempre cuidados especiais”.

“Assim sendo, a Ordenação, em Sorocaba, SP, foi cancelada”, comunicou o Pe. Hergesse na sua carta afirmando que “Deus, na sua Providencia, saberá tirar proveito de tudo isso!”.
O sacerdote se dirigiu aos fiéis pedindo “que, se não conseguirem compreender e aceitar essa minha atitude, pelo menos respeitem a minha decisão, a minha dor e rezem por mim!”.

Uma nota assinada pelos arcebispos de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, e de Sorocaba (SP), Dom Eduardo Benes, também comunicou a decisão do monsenhor de renunciar ao Ofício de Bispo Auxiliar de Vitória do Espírito Santo – ES.

Na nota os arcebispos afirmam que compreendem “que a opção do Revmo. Pe. José Aparecido é fruto de profunda e difícil reflexão, sofrida, mas para ele necessária”.

“Respeitando a decisão do Revmo. Pe. Hergesse, confirmamos-lhe nossa estima e proximidade na oração, certos de que, com a graça do Senhor, poderá continuar a servir a Igreja, permanecendo próximo aos que lhe são caros”, afirma a carta das arquidioceses brasileiras.

Assim, em seu comunicado conjunto as arquidioceses confirmam que a Ordenação Episcopal, prevista para o próximo dia 25 de junho, no Santuário São Judas Tadeu em Sorocaba, foi cancelada.
A posse do bispo eleito estava prevista para o dia 2 de julho em Vitória.