No dia da sua memória litúrgica, o Bem-Aventurado José de Anchieta, foi recordado com uma missa na Catedral da Sé, ontem às 18h, em São Paulo. A missa foi presidida pelo arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer na Catedral da Sé e entres os concelebrantes, estava o padre Armênio Rodrigues Nogueira, segundo postulador da causa de canonização do Beato Anchieta, fundador da vila que deu origem à cidade de São Paulo.

Segundo o site da arquidiocese da capital paulista, na sua homilia na noite de ontem, Dom Odilo recordou que o beato está ligado à história do Brasil e de modo especial da cidade de São Paulo, uma vez que foi em torno da missão jesuíta estabelecida na pequena aldeia que encontram-se as raízes da atual megalópole brasileira.

"Hoje, somos continuadores do trabalho que os primeiros missionários aqui iniciaram. É bom pensar que entre eles há um que já foi beatificado e, queira Deus, seja proclamado santo o quanto antes, porque era um homem santo, grande homem de Deus, missionário dedicado, que amou esse povo indígena, inculturou-se para anunciar o Evangelho", assinalou o Cardeal Scherer.

O arcebispo afirmou que deseja ver a causa de Anchieta progredindo, o que acontecerá à medida que o povo tiver grande amor ao Beato. "É preciso recorrer a ele em nossas necessidades. Quando estivermos doentes, por exemplo, recorrer à intercessão dele para obter de Deus alguma graça especial", disse Dom Odilo em declarações reunidas pelo site da Arquidiocese de São Paulo em sua edição de hoje (10).

Em matéria conjunta da Arquidiocese com o Portal Canção Nova Notícias foi divulgada uma pequena biografia do apóstolo do Brasil:

José de Anchieta nasceu no dia 19 de março de 1534, em Tenerife, Ilha do Arquipélago das Canárias, que pertence à Espanha. Em 1551, estudante em Coimbra, Portugal, entrou na Companhia de Jesus e, pouco tempo depois, adoeceu de tuberculose óssea, que o deixou com uma escoliose. Os médicos aconselharam-lhe, como último recurso, sua vinda ao Brasil, considerando que o clima mais saudável.

Em 1553, na viagem, ele já se sentia melhor. Logo começou a trabalhar na catequese dos índios.  Em 25 de janeiro de 1554 fundou o Colégio de São Paulo de Piratininga; aí permaneceu como mestre de gramática e começou a estudar a língua tupi, na qual se tornou verdadeiro mestre, compondo a “Arte de gramática da Língua mais falada na costa do Brasil”. Desempenhou também as funções de professor, músico, enfermeiro, sapateiro, taumaturgo, construtor e conselheiro espiritual.

Em 1565 foi ordenado sacerdote em Salvador, na Bahia. O padre Anchieta foi provincial dos Jesuítas do Brasil por mais de dez anos e, em seguida, superior de várias casas e obras da Companhia de Jesus.

Na Aldeia de Reritiba – atual cidade Anchieta (ES) –  viveu os últimos três anos de sua vida, vindo a falecer em 09 de junho de 1597, com 63 anos de idade, 44 dedicados à formação religiosa do povo brasileiro. Em 22 de junho de 1980, padre José de Anchieta foi beatificado pelo papa João Paulo II.

Para a canonização do beato Anchieta a causa ainda necessita contar um milagre atribuído à sua intercessão. Por isso o site da arquidiocese, atendendo o desejo de Dom Odilo de ver o apóstolo do Brasil nos altares como santo divulgou também a oração ao beato para obter graças por sua intercessão:

Oração ao Beato José de Anchieta

Senhor nosso Pai,
através do Beato Padre Anchieta,
evangelizastes o nosso Brasil.
Ele amou os pobres e sofredores,
amenizando e curando seus males e foi solidário com os índios,
ajudando-os a Vos conhecer e amar em sua própria língua e costumes.
Neste momento, ó Pai querido, por intercessão do Beato Padre Anchieta,
eu Vos peço (faça aqui o seu pedido)
fortalecido pela mediação de Nossa Senhora,
que ele muito amou em sua vida. Amém.

Obtendo uma graça pela intercessão do Beato Anchieta, pode-se escrever ao Pe. Armênio por correio ou email nos endereços:

Padre Armênio Rodrigues Nogueira - Segundo Postulador de São Paulo
Mosteiro da Luz de São Paulo
Av. Tiradentes, 676 – CEP 01102-000 Luz – São Paulo
Correio eletrônico: apostolodobrasil@yahoo.com.br

Para ouvir a homilia do cardeal na íntegra, confira o link disponibilizado pelo portal Canção Nova Notícias:
http://vobr.webtvcn.com/news/audio/282094_BeatoAnchieta_CardealScherer_2011.mp3