As atividades da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 não requererão gasto algum dos contribuintes, mas significarão "uma injeção de mais de 100 milhões de euros para a economia espanhola".

Segundo o diretor financeiro da JMJ, Fernando Giménez Barriocanal, destes 100 milhões de euros, "perto de 50 milhões procederão do exterior e vão ficar na Espanha".

Em declarações recolhidas em um comunicado de imprensa na Web oficial do evento, Giménez também ressaltou o benefício do impacto internacional da marca Espanha, que aos olhos do mundo será visto como um país capaz de organizar e atrair a mais de um milhão de jovens de todo o mundo.

O diretor financeiro da JMJ também ressaltou que através do sistema de concurso público se adjudicou 90 por cento dos contratos a fornecedores do evento a empresas espanholas.

O esforço da organização se centra agora em conseguir mais inscrições especialmente por parte dos jovens espanhóis. Um dos motivos pelos que se pede a inscrição é para colaborar com o Fundo de Solidariedade, que permitirá que jovens sem recursos possam ir à Jornada Mundial da Juventude. Até o momento foram arrecadados 780 000 euros, e se espera alcançar a cifra dos 2 milhões de euros.

Para seguir promovendo as inscrições para a JMJ Madrid 2011, os organizadores realizaram e estão difundindo dois novos vídeos, cujo slogan é "Alguns trens só passam uma vez na vida".

O direto de marketing da JMJ, Gabriel González-Andrío, explicou que "com esta campanha queremos transmitir metaforicamente o contraste entre o que supõe viajar como solitário nesta vida ante a possibilidade de compartilhar e desfrutar esta viagem com outras pessoas".

Giménez Barriocanal por sua parte assinalou que foram muito exigentes com os critérios de austeridade e transparência na gestão econômica, para cumprir com "o objetivo de gastar o menos possível e ingressar o necessário, além de conseguir uma economia máxima em todos os custos".