Os Bispos cubanos mandaram confeccionar um milhão de imagens do Menino Jesus para uma missão que neste ano procura  dar um novo significado à frase “Devolvendo Cristo ao Natal”.

O presépio natalino desapareceu há muito tempo da ilha, pois Fidel Castro proibiu a celebração das festas. Mas sete anos depois que Castro suspendeu  a proibição de festejar o Natal religiosamente -com ocasião da visita do Papa em 1998- o Menino Jesus parece estar preparado para fazer seu retorno, através de uma campanha impulsionada pela crescente população de católicos cubanos.

Neste mês, a Conferência de Bispos Católicos Cubanos decretou o “Ano da Missão”, e tem previsto levá-lo a seu ponto mais alto no Advento próximo, quando grupos de leigos distribuirão as imagens em inúmeras casas ao longo de toda a ilha.

O Projeto do Menino Jesus foi revelado em um relatório entregue à associação Ajuda à Igreja Necessitada (AIN). O encarregado da seção para a América Latina de AIN, Xavier Legorreta, está seguro do apoio que obterá esta campanha: “É uma das iniciativas mais simples, e tenho absoluta certeza de que devolverá o sentido a uma das mais importantes celebrações cristãs, longamente ignorada e rechaçada em Cuba”.

“Por muitos anos, o presépio esteve ausente das celebrações natalinas em Cuba. Tudo o que havia eram árvores de Natal”, acrescentou.