Em seu discurso na cerimônia de acolhida no aeroporto internacional de Zagreb (Croácia) onde chegou para participar da Jornada Nacional das Famílias, o Papa Bento XVI alentou a defesa e a promoção do rico patrimônio espiritual cristão, não só no país mas em toda a Europa.

O Papa foi recebido pelo Presidente da República da Croácia, Ivo Josipovic, pelo Arcebispo de Zagreb, Cardeal Josip Bozanic, e pelo Presidente da Conferência Episcopal e Arcebispo de Ðakovo-Osijek, Dom Marin Srakic. Também esteve presente o Núncio Apostólico, Dom Mario Roberto Cassari, outros bispos do país e um grupo de fiéis.

Logo depois das palavras de boas-vindas do Presidente Josipovic, o Papa expressou em seu discurso sua alegria por "vir aqui como peregrino em nome de Jesus Cristo. Dirijo minha mais cordial saudação à amada terra croata e, como Sucessor de Pedro, dou um grande abraço a todos seus habitantes".

"Saúdo em particular a comunidade católica: os Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, fiéis leigos, e especialmente as famílias desta terra fecundada com o anúncio do Evangelho, esperança de vida e de salvação para todo homem".

Bento XVI recordou logo as três visita a Croácia do Beato Papa João Paulo II e as estreitas relações entre este país e a Santa Sé: "Esta história é um testemunho eloqüente do amor de seu povo pelo Evangelho e pela Igreja. Desde as origens, sua Nação pertence à Europa e a ela oferece, em particular, a contribuição de valores espirituais e morais que plasmaram durante séculos a vida cotidiana e a identidade pessoal e nacional de seus filhos".

"Os desafios que derivam da cultura contemporânea, caracterizada pela diferenciação social, a escassa estabilidade, marcada por um individualismo que favorece uma visão da vida sem obrigações e a busca contínua de ‘espaços privados’, requerem um testemunho convencido e um dinamismo empreendedor na promoção dos valores morais fundamentais, que estão na base da vida social e da identidade do Velho Continente".

O Papa se referiu logo ao papel da Croácia na Europa, sua responsabilidade de "conservar e fortalecer o inestimável patrimônio comum de valores humanos e cristãos" e animou a todos a "que esta amada Nação, orgulhosa de sua rica tradição, contribua assim a que a União Européia aprecie plenamente esta riqueza espiritual e cultural".

Finalmente e sobre a Jornada Nacional das Famílias, cujo lema é "Juntos em Cristo", Bento XVI fez votos para que "esta importante iniciativa seja uma ocasião para voltar a propor os valores da vida familiar e do bem comum, para fortalecer a unidade, reavivar a esperança e guiar à comunhão com Deus, fundamento de fraternidade e solidariedade social".