O Papa Bento XVI viajará à Croácia nos dias 4 e 5 de junho por ocasião da Jornada Nacional das Famílias e para visitar a tumba do Beato Aloisio Stepinac.

O Padre Federico Lombardi, diretor do Escritório de Imprensa do Vaticano, divulgou os momentos mais importantes culminantes de da 19ª viagem apostólica do Pontífice fora da Itália.

Bento XVI oferecerá cinco discursos em língua italiana e irá acompanhado pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli, e pelo Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterovic, de nacionalidade croata. Eles se hospedarão na Nunciatura Apostólica da capital.

No sábado 4, logo depois da tradicional cerimônia de boas-vindas no aeroporto internacional Pleso do Zagreb, o Pontífice visitará o Palácio Presidencial onde se encontrará com o Presidente da República da Croácia, Ivo Josipovic.

Pela tarde, visitará o teatro nacional croata onde será recebido pelos altos cargos da sociedade civil, da cultura e pelos líderes religiosos, e de noite, na Praça central de Zagreb, se encontrará com os jovens para realizar uma vigília de oração, onde dará de presente um terço de ouro à Virgem. Espera-se que participem até 50 mil pessoas no evento.

No domingo pela manhã, o Papa celebrará a Santa Missa no hipódromo de Zagreb por ocasião da jornada nacional das famílias católicas, cujo lema será "Juntos em Cristo". Calcula-se que 300 mil pessoas participarão da reunião.

Durante a tarde, o Papa visitará a Catedral da Assunção da Beata Virgem Maria e de São Estevão de Zagreb, onde celebrará as vésperas com os bispos e visitará a tumba do beato Stepinac, homem cujo papel foi fundamental na defesa da liberdade religiosa durante a ditadura comunista.

Antes de deixar o país, o Papa se reunirá com o Arcebispo do Zagreb, Cardeal Josip Bozanic.