Ao receber esta manhã o presidente da Autoridade a Palestina, Mahmoud Abbas, o Papa Bento XVI exortou a encontrar uma solução justa e pacífica ao conflito com Israel, e reiterou seu apoio às aspirações de que o povo palestino seja um estado independente.

Em um comunicado divulgado pelo Escritório de Imprensa da Santa Sé, destaca-se que com esta solução, deve-se "assegurar o respeito dos direitos de todos e, portanto, o cumprimento das aspirações legítimas do povo palestino a um Estado independente".

O texto do Vaticano ressalta logo a necessidade de que o Israel e Palestina vivam "em paz com seus vizinhos e dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas. Neste marco, com o apoio da comunidade internacional e um espírito de cooperação e abertura à reconciliação, Terra Santa pode encontrar a paz".

No encontro também se ressaltou o aporte das comunidades cristãs na Palestina e no Meio Oriente, onde se pode constatar "a contribuição insubstituível que oferecem à construção da sociedade".

Finalmente expressou-se o desejo de que os trabalhos das delegações da Santa Sé e da Organização para a Liberação da Palestina "continuem com êxito no desenvolvimento de um Acordo global entre as partes".

Logo do encontro com o Papa, Abbas se reuniu com o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano, acompanhado do Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.