Nos dias  23 e 24 de junho se reunirão na capital norte-americana bispos da América Central e de Estados Unidos para analisar os possíveis efeitos negativos que poderia ter para o Istmo o Tratado de Livre Comércio (TLC) recentemente assinado.

O anúncio da reunião foi feito pelo Cardeal Oscar Andrés Rodríguez  Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), que destacou a preocupação dos bispos centro-americanos pelos efeitos que o TLC pode trazer para os mais pobres.

“Como todas as coisas, o tratado pode ter uma dimensão positiva, mas também uma negativa. Por isso é importante ponderar quais são as vantagens e quais são os riscos”, disse o Purpurado.

A principal preocupação, segundo o Arcebispo, é “se verdadeiramente pode haver um livre comércio com tantas assimetrias”.

O TLC também preocupa outros episcopados da América Latina, explicou o Purpurado e  anunciou que “em breve”, em um data ainda não determinada, se celebrará um encontro em SãoPaulo (Brasil), “no qual trataremos de definir uma postura da Igreja Católica da América Latina frente ao tema do livre comércio”.