No último 30 de maio os Príncipes de Astúrias receberam os representantes da Fundação Madrid Vivo e a membros do Comitê Organizador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) aos quais expressaram seu apoio e ilusão por este grande evento de "importante projeção internacional e transcendência social".

Em diálogo com o Presidente do Comitê Organizador da JMJ Madrid 2011, Cardeal Antonio María Rouco Varela, os príncipes manifestaram "estar muitos pendentes de todos os preparativos da Jornada Mundial, que seguem com a ilusão de estar vivendo a sala de espera de uma ocasião única para a Espanha".

Por sua parte o Cardeal se referiu à "Geração da esperança", em relação aos muitos jovens que virão à JMJ procedentes de todo o mundo, que "descobrirão ali uma visão de esperança e cheia de alegria da vida, onde a ‘civilização do amor’ não é uma utopia".
Os organizadores entregaram aos Príncipes de Astúrias de umas camisetas da JMJ para suas filhas, e um relógio da Jornada para cada um.

Não é a primeira vez que o Príncipe mostra seu apoio à Jornada Mundial da Juventude. Por ocasião da visita do Papa Bento XVI a Santiago de Compostela em novembro do ano passado, o Príncipe de Astúrias ressaltou ante o Santo Padre a honra de celebrar em Madrid a Jornada Mundial da Juventude.

Deste modo no dia da beatificação de João Paulo II, o Príncipe de Astúrias se despediu do Pontífice com um "Santo Padre: esperamos-lhe em Madrid!"

Atualmente perto de 400 000 jovens de 182 países já estão inscritos na Jornada Mundial da Juventude.