Para o júbilo dos devotos brasileiros da Virgem de Fátima, o Rio de Janeiro conta desde o sábado 28, com uma réplica da Capelinha da Aparições do Santuário português no bairro do Recreio dos Bandeirantes. A missa de consagração da igreja e do altar, marcando a inauguração do templo e da entronização da Padroeira, foi presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, com a presença de outros bispos vindos de Portugal para a ocasião.

Os bispos lusitanos presentes eram Dom Antonio Marto de Leiria-Fátima, Dom Virgilio Antunes, Reitor do Santuário de Fátima e bispo eleito de Coimbra e o bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Áreas Rifan.

Segundo a nota divulgada pela arquidiocese carioca, o Rio de Janeiro é o único lugar do mundo que possui uma réplica da Capelinha das Aparições de Fátima. Inaugurada no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da cidade, a Capelinha conta com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima abençoada no Santuário Mariano português e trazida ao Brasil especialmente para o recinto.
 
A iniciativa da construção partiu da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, que neste ano de 2011 está completando 25 anos de fundação.

Segundo a nota da Arquidiocese do Rio, entre os concelebrantes presentes estavam o bispo titular de Leiria-Fátima, Dom Antonio Augusto dos Santos Marto, e o reitor da Basílica de Fátima e bispo eleito de Coimbra, Dom Virgilio Antunes. Ainda o bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Áreas Rifan.
Como reitor, foi empossado o Cônego José Gomes Moraes. Ele havia sido nomeado em 13 de maio de 2010, por ocasião da ereção do Santuário. Na direção do Instituto Superior de Direito Canônico da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o sacerdote também exercia a função, desde 2008, de assistente eclesiástico da Associação Tarde com Maria.

Dom Orani recordou na sua homilia a caminhada da Associação Tarde com Maria, que nasceu como uma experiência de Deus por meio da intercessão de Nossa Senhora de Fátima. O arcebispo disse que o novo templo, ora consagrado, que vem para somar, será um lugar de peregrinação, onde será manifestado justamente o que ocorre em Fátima, Portugal. Um lugar que deve servir de luz, para acolher e motivar as pessoas, por meio da devoção à Maria, e mostrar o caminho até Deus.

A nota da arquidiocese do Rio destaca também que o momento mais esperado foi a entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima, que chegou em um andor enfeitado com rosas brancas. Conduzida por oficiais da Marinha, ao som da Banda da Polícia Militar, foi recebida com aplausos e lágrimas, por mais de cinco mil fiéis.

O acontecimento mereceu uma benção especial do Santo Padre, Bento XVI, que enviou uma mensagem de júbilo pela dedicação do templo, do altar e pelos 25 anos da Associação Tarde com Maria. Os fiéis de todo o Brasil puderam acompanhar ao vivo a celebração através da Rede Vida de Televisão, na Amazônia, pela TV Nazaré, e no Rio de Janeiro, pela Web TV Redentor e pela Rádio Catedral.

Pela primeira vez no Brasil, o bispo de Leiria, Dom Antonio Marto, falou de sua emoção pelo acontecimento, afirmando que se sentia embaixador de Nossa Senhora, ao trazer uma imagem gêmea da original, a mesma venerada na Capelinha das Aparições. Falou ainda da mensagem de Fátima e da importância da construção da Capelinha e da veneração da imagem, como um sinal para que os olhos e o coração se lembrem da visita que Nossa Senhora fez do céu à terra.

O bispo de Leiria também fez votos para que a obra iniciada possa crescer, florescer e se tornar um grande centro de peregrinação, de evangelização, um oásis espiritual, onde as pessoas possam refrescar a sua fé, revitalizar a vida interior, deixando-se contagiar pelo amor materno de Maria.

Ao final da celebração, o fundador e moderador da Associação Tarde com Maria, Berthaldo Soares, fez muitos agradecimentos. De forma especial, agradeceu a Deus por ter permitido realizar, há 25 anos, a primeira edição do Tarde de Maria, hoje com missão confirmada de “divulgar a Mensagem de Fátima”, colaborando com o Santuário de Fátima, em Portugal. Por fim, exortou a todos para rezar diariamente o Rosário de Maria.