Em declarações dadas recentemente à Agência vaticana Fides, Dom Innocenzo Martinelli, Vigário Apostólico de Trípoli, na Líbia, expressou a proximidade do Papa ao povo e à Igreja de este país que passa por momentos de conflito, depois de ter sido recebido pelo Pontífice em uma recente viagem a Roma.

"O Santo Padre me disse: não se sintam sozinhos, a Igreja apóia vocês sobretudo com a oração. O Papa foi muito paternal e compreendeu o sofrimento que tanto a Igreja quanto o povo líbio estão vivendo. O Santo Padre nos deu coragem. Precisávamos de uma palavra de conforto", disse Dom Martinelli à Agência Fides, Vigário Apostólico de Trípoli, que no sábado 28 de maio, foi recebido em audiência pelo Papa Bento XVI.

O Arcebispo Martinelli que se encontrou, em Roma, também com o Cardeal Peter Turkson, Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e Paz, o com Dom Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados, disse que da parte de todos “foi assegurada a oração, para que a unidade e a comunhão eclesial se expressa através dela".

Dom Martinelli voltou recentemente a Trípoli, após uma "viagem bastante calma, apesar de longa. No posto de controle não houve nenhum problema particular", disse o prelado à agência Fides.

Na terça-feira, 30 de maio, o Presidente sul-africano e enviado da União Africana, Jacob Zuma, reuniu-se com o líder líbio Muhammar Kadafi. "Esperamos que haja alguma maneira de resolver isso, mesmo se não sabemos o que foi dito entre eles", disse Dom Martinelli.

"Há a boa vontade, mas as soluções não são fáceis. Esperamos que aconteça algo de novo", concluiu o prelado.