A agência EFE informou que o Bispado de Leiria-Fátima já entregou ao Vaticano o documento final para que os pastorzinhos Jacinta e Francisco Marto sejam canonizados pelo Papa João Paulo II.

"Posso afirmar que já foi entregue o denominado 'Positio', o documento final para a canonização dos dois meninos pastores", disse o Bispo local, Dom. Serafim Ferreira e Silva, em uma Eucaristia solene dedicada aos videntes das aparições da Virgem Maria em Fátima.

Também informou que os bispos portugueses esperam que "o Papa João Paulo II possa proclamar a canonização e declarar o culto público para todo o universo católico dos beatos Jacinta e Francisco Marto".

Dom. Ferreira e Silva explicou que o documento entregue no Vaticano inclui o parecer de médicos, teólogos e bispos sobre o segundo milagre atribuído à intercessão das crianças.

O milagre

Em 13 de outubro de 2004, realizou-se a abertura do processo canônico para a aprovação do milagre que possibilitará a Canonização dos Beatos Francisco e Jacinta. Trata-se da cura do então bebê Felipe Moura Marques, que agora tem 5 anos, filho de pais portugueses residentes na Suíça.

Felipe nasceu com diabetes tipo 1, uma enfermidade que para a ciência médica é considerada incurável. Sua mãe e avó, fervorosas devotas de Francisco e Jacinta, levaram o bebê ao Santuário de Fátima, e o colocaram junto às tumbas dos meninos beatos.

Em 13 de maio de 2000, quando a mãe assistia com o Felipe a beatificação por televisão, pediu a Francisco e Jacinta pela saúde de seu filho e aproximou o bebê do televisor. A partir de então Felipe não necessitou insulina e é um menino sem problemas de saúde.