A Igreja Católica celebra este 31 de maio a festa da Visitação da Virgem Maria à sua prima Isabel, a quem acompanhou e serviu durante três meses estando ambas grávidas, de Jesus e de João Batista, respectivamente.

O episódio evangélico relata o momento em que a Mãe de Deus saúda Isabel e ela, "cheia do Espírito Santo" responde: "Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?".

Em uma de sua catequese sobre este episódio da vida de Jesus, o Beato João Paulo II explicava que "com a expressão ‘meu Senhor’, Isabel reconhece a dignidade real, mais ainda, messiânica, do Filho de Maria. Com efeito, no Antigo Testamento esta expressão se usava para dirigir-se ao rei e falar do rei-messias".

"O anjo –prossegue o Papa polonês– havia dito de Jesus: ‘o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.’ Isabel, ‘cheia de Espírito Santo’, tem a mesma intuição. Mais tarde, a glorificação pascal de Cristo revelará em que sentido é preciso entender este título, quer dizer, em um sentido transcendente".

O Papa Wojtyla precisa que "Isabel, com sua exclamação cheia de admiração, convida-nos a apreciar tudo o que a presença da Virgem traz como dom à vida de cada crente".

No ano 2001, João Paulo II fazia a seguinte reflexão sobre esta festa: "é muito significativo que no último dia de maio se celebre a festa da Visitação. Com esta conclusão é como se quiséssemos dizer que cada dia deste mês foi para nós uma espécie de visitação. Vivemos durante o mês de maio uma contínua visitação, como a viveram Maria e Isabel. Damos graças a Deus porque a liturgia nos propõe de novo hoje este acontecimento bíblico".