Ao presidir este domingo a oração Mariana do Regina Caeli diante de milhares de fiéis na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI exortou a anunciar o Evangelho como João Paulo II, para que todos conheçam e vivam a alegria profunda que só Deus oferece.

Em sua catequese em italiano o Santo Padre se referiu à primeira leitura dos Atos dos Apóstolos em que se narra o anúncio de Cristo Ressuscitado na Samaria, aonde os discípulos batizam muitas pessoas e realizam múltiplos milagres "e foi grande a alegria naquela cidade".

"É possível que a humanidade conheça a verdadeira alegria, porque ali onde chega o Evangelho, floresce a vida, como um terreno árido que, irrigado pela chuva, de repente reverdece. Felipe e os outros discípulos, com a força do Espírito Santo, fizeram nos povos da Palestina o que tinha feito Jesus: pregaram a Boa Notícia e operaram sinais prodigiosos".

"Era o Senhor –prosseguiu o Papa– quem atuava por meio deles. Como Jesus anunciava a vinda do Reino de Deus, assim os discípulos anunciaram a Jesus ressuscitado, professando que Ele é o Cristo, o Filho de Deus, batizando em seu nome e curando toda enfermidade do corpo e do espírito".

O Santo Padre se referiu logo a São Carlos Borromeu e à Beata Teresa de Calcutá, como exemplos de evangelizadores que "levaram a paz e a esperança a cidades inteiras", entregando "a vida inteira para anunciar a Cristo e fazer florescer entre os homens a alegria profunda".

"Enquanto os capitalistas deste mundo procuravam conquistar novos territórios por interesses políticos e econômicos, os mensageiros de Cristo foram por todo lugar com a com a tarefa de levar a Cristo aos homens e os homens a Cristo, sabendo que só Ele pode dar a verdadeira liberdade e a vida eterna".

Hoje também, continuou Bento XVI, a vocação da Igreja "é a evangelização: seja às populações que não foram ainda ‘irrigadas’ pela água viva do Evangelho, seja com aquelas que, tendo antigas raízes cristãs, necessitam nova linfa para dar novos frutos e redescobrir a beleza e a alegria da fé".

"Queridos amigo, o Beato João Paulo II foi um grande missionário, como documenta também uma mostra exposta neste período em Roma. Ele relançou a missão ad gentes e, ao mesmo tempo, promoveu a nova evangelização".

Finalmente o Papa confiou esta missão e a nova evangelização à Virgem Maria e fez votos para que a Mãe de Cristo "acompanhe sempre e em todo lugar o anúncio do Evangelho, para que se multipliquem e se estendam no mundo os espaços nos que os homens reencontrem a alegria de viver como filhos de Deus".

Em espanhol e logo depois da oração Mariana, o Santo Padre disse que "a liturgia de hoje convida a não sentir-nos órfãos de Deus no mundo, porque Cristo vive e, por seu Espírito, o Espírito da verdade, segue sendo nosso consolo, nossa defesa e nosso guia".

Bento XVI convidou por isso a todos a "renovar com gozo a esperança cristã que nasce do mistério pascal, para confrontar as dificuldades, afugentar o desânimo e os esforços por construir um mundo mais digno do homem, segundo os desejos de Deus. Que a santíssima Virgem Maria nos acompanhe neste caminho".