Neste sábado, será inaugurado no Rio de Janeiro a réplica da Capela das Aparições de Fátima, no Bairro do Recreio, com a presença do Bispo de Leiria, Fátima, Reitor do Santuário de Fátima em Portugal, e outras autoridades. No contexto do evento, o Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta escreveu um artigo publicado hoje, 27, na página da Rádio Vaticano sobre a importância do evento e a importância da devoção mariana para fé do povo carioca e de todo o Brasil.

“A réplica da Capela das Aparições, hoje Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Recreio, aqui no Rio de Janeiro, é um passo dentro de uma história que começou há muito tempo, desde a chegada da devoção mariana com as aparições em Fátima, até este momento marcante em nossa história”, assinalou Dom Orani.

Logo depois o arcebispo recordou o Movimento “Tarde com Maria”, que tornou possível a construção do recinto. “A Tarde com Maria”, o movimento que originou a construção da Capela e agora Santuário de Fátima, no Recreio, é mais um exemplo da intercessão da Mãe de Deus, mostrando-nos o poder da oração, em especial do santo Rosário, na vida das pessoas”, recordou.

“Refletir sobre Maria e sobre todas as benfeitorias que devemos promover em sua honra, nos leva a falar do plano eterno de Deus, que a escolheu como Mãe de seu Filho e Mãe de toda a humanidade. Maria espera de todos nós uma entrega plena e sem hesitação, como Ela mesma nos ensinou, ao dizer ao Anjo Gabriel: “faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,26-38), proclamando o “sim” inquestionável que mudou a nossa história para sempre”, afirmou o prelado.

Segundo Dom Orani, essa obra de Deus, construída no Rio de Janeiro, tem essa por finalidade “levar as pessoas a uma vida de conversão mudando a história de vida dos que vão ao encontro da Igreja, com a evangelização que acontece em torno dessa devoção representativa das Aparições de Nossa Senhora. A réplica da Capela das Aparições é um “grande presente” que o Rio de Janeiro conquista, e já começa a ser um centro de peregrinações”.

“A ideia é trazer ao Brasil um pouco do espírito do que acontece no Santuário de Fátima, em Portugal, que chega a esta cidade de forma definitiva, abençoando todos os brasileiros”, recordou também o Arcebispo.

“Rezemos pelas nossas famílias! O exemplo de Maria, que constitui a Sagrada Família, nos ajudará a rezar para que as novas gerações continuem valorizando a família. A inauguração da Réplica da Capela das Aparições, no Rio de Janeiro, durante a Santa Missa que presido neste dia 28 de maio, na réplica da Capela das Aparições, será um marco Mariano de demonstração do que se pode alcançar através da nossa unidade com a Mãe de Deus, que vai continuar intercedendo e pedindo as bênçãos de Deus para as queridas famílias”.

Concluindo seu artigo, Dom Orani afirma a importância da piedade popular, especialmente a piedade a Maria afirmando que esta forma de devoção é “imprescindível ponto de partida para conseguir que a fé do povo amadureça e se faça mais fecunda. Não podemos desvalorizar a espiritualidade popular ou considerá-la como modo secundário da vida cristã, porque seria esquecer o primado da ação do Espírito Santo e a iniciativa gratuita do amor de Deus. É parte de uma originalidade histórica e cultural dos pobres deste Continente, e fruto de uma síntese entre as culturas e a fé cristã”.

“No ambiente de secularização que vivem nossos povos, continua sendo uma poderosa confissão do Deus vivo que atua na história, e um canal de transmissão da fé.
No mundo tereis aflições, mas tende confiança! Eu venci o mundo »
“A mensagem de Fátima nos convida a confiar nesta promessa e a entrar nesta história”, conclui o arcebispo.

Para ler a versão completa do artigo de Dom Orani, visite:
http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=490709