O Bispo de Springfield-Cape Girardeau (Missouri, Estados Unidos), Dom James V. Johnston, afirmou que estão levando consolo aos familiares das vítimas e aos danificados pelo tornado que assolou a cidade do Joplin no dia 22 de maio, pois "ainda há muito que fazer para continuar as tarefas de resgate".

No domingo 22 de maio, Joplin foi devastada por um tornado, considerado o mais letal em quase seis décadas, deixando um saldo de pelo menos 124 mortes até o momento e mais de 750 pessoas feridas.

Em declarações ao ACI Prensa no dia 24 de maio, Dom Johnston afirmou que "estamos fomentando nos sobreviventes as orações e o apoio do Corpo de Cristo. Tratamos de levar a caridade da Igreja às pessoas que sofre aqui".

"É muito duro sondar o poder destrutivo da tormenta", indicou o Prelado.

Por sua parte, Kyle Schott, diretor executivo da agência local das Caridades Católicas, que junto ao Bispo de Springfield-Cape Girardeau avalia os danos do tornado, assinalou ao grupo ACI que, em meio dos escombros "não se pode ver nada mais que devastação: casas destruídas e equipes de resgates buscando encontrar pessoas no desastre".

Schott assinalou que tanto a Igreja Saint Mary, sua escola primária e sua reitoria, que estiveram no centro do tornado, resultaram "totalmente dizimadas" e "quase aplanadas".

O Centro Médico Regional Saint John também recebeu um forte impacto. Edifícios de nove pisos receberam um golpe direto, destruindo as janelas e lançando leitos a uma distância de cinco quarteirões. Perto de 183 pacientes e 200 trabalhadores foram evacuados, de acordo à imprensa.

Kyle Schott assinalou ao grupo ACI que a entidade Caridades Católicas do Sul de Missouri está trabalhando para desenvolver um plano de resposta em cooperação com outros grupos, enfocando-se nas necessidades de moradia com a ajuda de outros escritórios da Caritas em dioceses vizinhas.

Por sua parte, Dom Johnston agradeceu o apoio do Papa Bento XVI, recebido através de um telegrama assinado pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano.

Dom Johnston expressou sua gratidão "pelas pessoas de todo o país que nos têm presente em suas orações e se ofereceram para apoiar a nossa agência de caridade católica".

O Bispo pediu que as doações sejam dirigidas através desta organização, cujo site é http://ccsomo.org/