O Papa Bento XVI expressou sua grande dor e preocupação depois da tragédia provocada no domingo 22 de maio por um tornado na localidade de Joplin, no estado de Missouri (Estados Unidos) que até o momento deixou o saldo de 124 falecidos e milhares de danificados.

No telegrama assinado pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano, e enviado ao Bispo de Springfield-Cape Girardeau, Dom James Vann Johnston, afirma-se que "o Santo Padre seguiu com grande preocupação as conseqüências do catastrófico tornado que açoitou Joplin no domingo".

O Papa afirma ao Bispo Vann Johnston na missiva:
"Consciente da trágica perda de vidas e a imensidão do trabalho de reconstrução que há pela frente, o Papa pede a Deus, o Pai das Misericórdias, que conceda o descanso eterno aos mortos, consolo para os que estão em luto, e força e esperança para os desabrigados e feridos.".

Finalmente "aos dirigentes civis e religiosos, e sobretudo aos envolvidos nas operações de socorro, Sua Santidade invoca os dons divinos da sabedoria, fortaleza e perseverança em todo o bem