Esta manhã no Escritório de Imprensa da Santa Sé foi apresentado o documento "A família: o trabalho e a festa", as catequeses preparatórias do VII Encontro Mundial das Famílias que será celebrado em Milão (Itália), entre os dias 30 de maio e 3 de junho de 2012.

Na apresentação, o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli, recordou que este ano se cumpre o 30º aniversário da criação do dicastério que preside, assim como do Pontifício Instituto João Paulo II para os estudos sobre o matrimônio e a família.

Deste modo explicou que o encontro de Milão de 2012 se articulará em um Congresso teológico pastoral que ocupará os três primeiros dias, aos quais seguirão dois dias de festa com a presença do Santo Padre.

O Cardeal indicou que o documento inclui "10 catequeses bíblicas acompanhadas por textos do magistério e publicado pela Livraria Editora Vaticano em italiano, inglês, espanhol, francês, alemão, português e polonês, que poderá ser utilizado diretamente nas comunidades eclesiásticas e nas famílias".

O Cardeal Dionigi Tettamanzi, Arcebispo de Milão, salientou que as catequese podem ajudar no caminho de tantas dioceses em todo mundo e se tornar referência útil não somente para as iniciativas das pastorais familiares e de trabalho.

"É necessário efetuar um grande trabalho de comunicação para que, também graças à tradução, estes conteúdos e as intuições que os caracterizam não sejam uma exclusiva de poucas pessoas nem constituam somente um patrimônio intra-eclesiástico", acrescentou.

O primeiro grupo de catequese, explicou, confronta o modo de viver as relações em casa, que deve converter-se "em espaço de acolhida e lugar onde se custódia uma intimidade profunda no casal e entre os pais e filhos".

O segundo grupo introduz a vida diária o tema do trabalho, que não pode ser apenas o meio do sustento econômico, mas o lugar da identidade pessoal e a relação social. O terceiro grupo se concentra no estilo com que a família vive a festa ante as dificuldades do mundo atual para vivê-la aos domingos.

"A humanidade moderna inventou o tempo livre mas parece ter esquecido a festa. Por isso, a família precisa inscrever em seu estilo de vida o sentido de festa como comunidade de encontro", concluiu.

O Pontifício Conselho para a Família também informou que desde o dia 28 de março deste ano entrou em funcionamento sua página web www.familia.va na qual se informa sobre as atividades do dicastério e os principais projetos.

Entre as seções inclui-se uma dedicada ao Encontro Mundial das Famílias de Milão.