Ao presidir a reza do Regina Caeli na Praça de São Pedro este meio-dia (hora local), o Papa Bento XVI recordou que "o esforço por anunciar a Jesus Cristo, ‘o caminho, a verdade e a vida’ constitui a tarefa principal da Igreja".

Em suas palavras prévias à oração Mariana e ante milhares de fiéis presentes, o Santo Pai explicou que o Evangelho deste domingo (João 14, 1-12) no qual Jesus diz que Ele é o caminho a verdade e a vida, são um convite a acreditar em Deus e em seu Filho Jesus.

"Não são dois aspectos separados, mas um único ato de fé, a plena adesão à salvação realizada por Deus Pai mediante seu Filho Unigênito".

"O Novo Testamento pôs fim à invisibilidade do Pai. Deus mostrou seu rosto, como confirma a resposta de Jesus ao apóstolo Felipe: ‘quem me viu, viu o Pai. O Filho de Deus, com sua encarnação, morte e ressurreição, libertou-nos da escravidão do pecado para dar-nos a liberdade dos filhos de Deus e nos fez conhecer o rosto de Deus que é amor: Deus pode ser visto e é visível em Cristo".

O Papa disse logo que "só acreditando em Cristo, permanecendo unidos a Ele, os discípulos, entre os quais estamos também nós, podem continuar sua ação permanente na história: ‘na verdade, na verdade, eu vos digo –diz o Senhor– quem acredita em Mim, fará também as obras que Eu faço, e até maiores, porque Eu vou ao Pai".

"A fé em Jesus comporta segui-lo cotidianamente, nas ações simples que compõem nossa jornada" aceitando abrir a porta do coração que Deus toca "com submissão". "Se lhe abrirmos nos torna capazes de ‘ver’".

Bento XVI disse logo que "Santo Agostinho afirma que “era necessário que Jesus dissesse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, porque uma vez conhecido o caminho, era necessário conhecer a meta", e a meta é o Pai. Para os cristãos, para cada um de nós, portanto, o Caminho para o Pai é deixar-se guiar por Jesus, pela sua palavra de Verdade, e aceitar o dom de sua Vida".

Finalmente o Papa assegurou que "o esforço por anunciar a Jesus Cristo ‘o caminho, a verdade e a vida’, constitui a tarefa principal da Igreja. Invocamos a Virgem Maria para que assista sempre os pastores e a quantos nos diversos ministérios anunciem a feliz Mensagem de salvação, para que a Palavra de Deus se difunda e o número de discípulos se multiplique".

Em sua saudação em português o Papa recordou aos fiéis brasileiros e lusitanos os exemplos de santidade das novas beatas Irmã Dulce (que será beatificada hoje em Salvador) e a Madre Clara (beatificada ontem em Lisboa).