O núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, lança nesta quinta-feira (19), às 18h30, em São Paulo, o livro “Diplomacia Pontifícia – Acordo Brasil – Santa Sé – Intervenções”. Participam da cerimônia, entre outros, o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer; o presidente da CJLP, desembargador Marco Antônio Marques da Silva; e, representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, o desembargador José Geraldo Barreto Fonseca.

Segundo a informação do site oficial da arquidiocese de São Paulo, o evento é promovido pela Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa (CJLP) e será realizado no Palácio da Justiça de São Paulo. Após a sessão de lançamento, dom Lorenzo irá autografar o livro.

Na primeira parte, o livro apresenta a diplomacia pontifícia, detalhando a atuação da Santa Sé no plano internacional. A segunda parte aborda o acordo internacional entre o Brasil e a Santa Sé - relativo ao estatuto jurídico da Igreja Católica no Brasil e que foi assinado no Vaticano em 2008 e promulgado no Brasil em fevereiro de 2010.

A terceira e última parte é uma análise sobre como a Santa Sé entra no campo acadêmico-jurídico. São apresentados trechos de participações do núncio em fóruns, seminários e debates jurídicos e acadêmicos, em intervenções nos campos cultural, jurídico e filosófico.