O Papa Bento XVI nomeou os 10 primeiros consultores para o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dicastério criado por ele para alentar este processo basicamente na Europa e nos Estados Unidos, para assim difundir o estudo do Catecismo da Igreja Católica.

Os consultores são sete membros do clero e três leigos. Nove deles são da Europa e Estados Unidos; enquanto que um, o Pe. Pascal Chávez, Reitor Maior dos Salesianos, provém do México.

Outros consultores são:Dom Fernando Ocáriz (Espanha), Vigário General da Prelatura pessoal do Opus Dei; Pe. Julián Carrón (Espanha), Presidente da Fraternidade de Comunhão e Liberação; Pe. François-Xavier Dumortier, (França), Reitor Magnífico da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma; Pe. Pierangelo Sequeri (Itália), Vice-presidente e docente ordinário de Teologia fundamental na Faculdade Teológica da Itália Setentrional; Irmã Sara Butler (EUA), das Missionárias Servas da Santíssima Trindade; Irmã Mary Lou Wirtz, F.C.J.M., (EUA), Superiora Geral das Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.

Os consultores leigos são: Chiara Amirante (Itália), Fundadora e Responsável pela Associação "Novos Horizontes"; Kiko Argüello (Espanha), Responsável da Equipe Internacional do Caminho Neocatecumenal; e Lucetta Scaraffia (Itália), Docente de História contemporânea na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade La Sapienza de Roma.

O Santo Padre também nomeou ao Cardeal Reinhard Marx, Arcebispo de Munich e Freising (Alemanha), seu enviado especial à celebração do 350º aniversário do santuário Mariano do Werl (Alemã) em 2 de julho de 2011.