Foi suspensa pelo governo espanhol a concessão de vistos para os peregrinos paquistaneses que desejem participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, no mês de agosto.

De acordo com fontes da organização da Jornada Mundial da Juventude, cada pedido de visto será considerado cuidadosamente antes de qualquer concessão para evitar problemas de imigração ilegal do Paquistão, informou o portal A12 da Mãe Aparecida.

Muitas pessoas deste país tentaram permanecer na Europa após as edições passadas da JMJ como imigrantes ilegais, confirmaram fontes da organização da Jornada Mundial da Juventude.

A Igreja do Paquistão, no entanto, está negociando com a Embaixada da Espanha para que os vistos sejam emitidos pelo menos aos fiéis considerados ‘seguros’.

No fundo está também a situação internacional: a preocupação pela segurança levou todos os estados ocidentais a aumentar os controles sobre os viajantes paquistaneses, destacou a nota do portal A12.

O próprio governo espanhol confirmou que todos os pedidos de visto do Paquistão serão examinados com cuidado, apesar da decisão de fazer o visto gratuitamente a todos os cidadãos de países fora do Acordo de Schengen, que deseja participar da JMJ.