Esta tarde foi inaugurado em Roma uma grande estatua de bronze dedicada ao Beato João Paulo II, coincidindo com a data da clausura de seu processo de beatificação e o dia de seu nascimento.

Na inauguração participou o Vigário Geral de Roma, Cardeal Agostino Vallini, quem declarou à agência ACI Prensa, que "esta estátua quer dizer que não está ele –João Paulo II– em si mesmo, mas está seu coração dando as boas-vindas a todos, e acredito que esta, é a grande mensagem que necessitamos hoje em dia".

A figura foi descoberta ante a multidão às 16.00h. na Piazza dei Cinquecento de Roma, em frente à grande estação de ferrovia do Termini. A estátua pesa quatro toneladas e meia, alcança os cinco metros de altura e mostra o Beato em um gesto de acolhida.

O Cardeal Vallini sublinhou à ACI Prensa que a estátua foi localizada na estação mais transitada da Europa "porque João Paulo II era um homem de boas-vindas universais".

Com esta figura, "João Paulo II nos convida a abrir-nos", porque "o risco de hoje em dia é de nos fechar-nos em nós mesmos" e "esperamos que possa seguir sendo assim", acrescentou.

Ao evento também assistiu o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, quem indicou em seu discurso que a estátua "é o gesto de amparo e bênção que queremos sentir presente", já que "João Paulo II era amigo de toda a cidade, de crentes, não crentes, e pessoas de outras religiões".

O escultor Oliviero Rainaldi também participou do evento e indicou que com esta obra pretende recordar o que João Paulo II sempre conseguia pois "chegava a todos, inclusive a aqueles que não queriam ouvi-lo".