Com o fim de levar uma mensagem de esperança e ânimo da parte do Papa Bento XVI, o Presidente do Conselho Pontifício "Cor Unum", Cardeal Robert Sarah, visitou as diferentes zonas afetadas pelo recente terremoto no Japão e expressou sua solidariedade com as vítimas desta tragédia.

Sobre a visita do Cardeal Sarah ao Japão o Núncio Apostólico deste país, Dom Alberto Bottari de Castello declarou à Agência Fides que "sua presença foi amigável e fraterna, capaz de inspirar um grande valor e de oferecer uma ajuda espiritual preciosa, assim como material, à Igreja e a toda a nação".

O Núncio assinalou que a mensagem de solidariedade do Presidente do "Cor Unum" foi fundamental porque "isso é o que os japoneses necessitam agora, nesta etapa de reconstrução e de difícil recuperação, depois do terremoto e do tsunami".

Durante sua visita o Cardeal visitou a diocese de Saitama e participou de um momento de oração à beira do mar, depositando flores pelas vítimas do tsunami.

Além disso celebrou a Santa Missa na diocese de Sendai, uma das mais afetadas pelo terremoto, que contou com a com a presença de alguns sobreviventes.

O Presidente do "Cor Unum" também participou de uma celebração ecumênica na baía de Matsushima à qual assistiram líderes religiosos budistas e de autoridades civis.

Como última atividade o Cardeal Sarah visitou Tóquio e se reuniu com os Bispos deste país a quem expressou seu afeto e seu apoio fraternal.

O terremoto no Japão ocorreu dia 11 de março passado e teve como epicentro o mar, em frente à costa de Honshu, 130 km ao leste de Sendai.