A Comissão Anglicana-católica Roma Internacional (ARCIC em suas siglas em inglês) iniciou no dia 17 de maio em Biella (Itália) a terceira fase do diálogo iniciado pelo Papa Bento XVI e o Arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, líder espiritual dos anglicanos.

O ARCIC está composto por 18 membros -dez anglicanos e oito católicos-, e é co-presidido pelo bispo Dom Bernard Longley, Arcebispo católicos de Birmingham (Inglaterra) e S. E. David Moxon, Bispo anglicano de Waikato (Nova Zelândia ).

O encontro celebrado no monastério de Bose trata sobre "como, em comunhão, a Igreja local e universal chegam a discernir o correto ensino ético".

O diálogo oficial entre a Igreja Católica e a Comunhão Anglicana foi iniciado pelo Papa Paulo VI e o Arcebispo de Canterbury Michael Ramsey em 1966.

Os órgãos encarregados deste diálogo são o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos por parte da Igreja Católica, e pelo Departamento pela Unidade, Fé e Ordem da Comunhão anglicana, através do trâmite do ARCIC instituído no ano 1970.

Os co-secretarios das distintas instituições serão os encarregados de sustentar o diálogo ecumênico durante as reuniões. Dom Mark Langham, secretário do dicastério vaticano, explicou à Rádio Vaticano que o ecumenismo "não é obra do homem", mas "é o desejo de Deus, a oração de Nosso Senhor por sua Igreja".

O ponto verdadeiramente importante deste encontro, disse, é que "nos encontremos e falemos, neste difícil momento, para reafirmar aquilo que temos em comum e confirmar nossa convicção de que o Senhor nos chama com o fim de que ao final consigamos a união".