O Secretário Geral e Porta-voz da Conferência Episcopal Uruguaia, Dom Heriberto Bodeant, informou à agência ACI prensa do grupo ACI que os bispos participantes na assembléia geral do Conselho Episcopal Latino-americano e do Caribe (CELAM) escolherão a suas novas autoridades na quarta-feira 18 de maio.

Em declarações ao grupo ACI esta segunda-feira 16, Dom Bodeant explicou que os bispos reunidos em Montevidéu (Uruguai) até a sexta-feira 20 de maio, começam hoje os trabalhos da assembléia com uma Eucaristia às 7:00 p.m. (hora local).

Na terça-feira haverá uma série de sessões para tratar os temas relacionados à realidade eclesiástica latino-americana para logo escolher os novos responsáveis na quarta-feira.Na quinta-feira seguirão os trabalhos da assembléia e a sexta concluirá com uma Missa ao meio dia (hora local) no Santuário da Virgem dos 33.

Além dos representantes das 22 conferências episcopais, assistem a este importante evento o Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Comissão para a América Latina (CAL), Cardeal Marc Ouellet.

Assiste também o professor Guzmán Carriquiry, uruguaio, quem no sábado foi designado pelo Papa Bento XVI como Secretário da CAL. Esta é a primeira vez que o Santo Padre nomeia um leigo para este importante cargo da cúria romana.

Originalmente estava prevista a assistência de Dom Octavio Ruiz, quem se desempenhava nesse cargo, mas o Papa decidiu nomeá-lo há poucos dias Secretário do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, dicastério criado por Bento XVI.

O Presidente atual do CELAM é o também recentemente eleito Presidente da Conferência Nacional de Bispos Católicos do Brasil (CNBB) e Arcebispo da Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, que estará presente no evento em Montevidéu.