Neste fim-de-semana que se segue à peregrinação internacional aniversária, são de novo muitos os peregrinos presentes em Fátima. Dos grupos vindos de vários lugares do mundo destacam-se os oriundos da Espanha. Durante a missa dominical celebrada no Recinto de Oração, no momento da oração dos fiéis, rezou-se pelas vítimas do terremoto recentemente ocorrido na região espanhola de Múrcia, em Espanha.
 
No dia em que a Igreja celebra do Domingo do Bom Pastor, o presidente da celebração, D. Virgílio Antunes, reitor do Santuário de Fátima e bispo eleito para Coimbra, convidou à reflexão sobre o sentido que deve marcar a vida de cada pessoa e exortou à proclamação do Evangelho como “o caminho de vida completo”.
 
“Num tempo marcado por muitos complexos anti-religiosos e em que se desvaloriza tanto a fé cristã e o sistema de valores judeo-cristãos, matriz fundamental da nossa sociedade ocidental, não tenhamos medo de proclamar o Evangelho como o caminho de vida completo, capaz de iluminar todas as realidades humanas e garantia de felicidade”, apelou.
 
“Precisamos de saber o que é que nos conduz, que princípios nos orientam, que valores defendemos. As propostas são, hoje, inúmeras; as promessas de sucesso chegam de todos os lados; os sonhos de felicidade entram-nos pela casa dentro; os mundos virtuais entraram em nós. Estamos seguros de poder ir por aí?”, disse também.
 
O Reitor do Santuário de Fátima explicou ainda, também durante a homilia, o que significa o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que hoje a Igreja celebra.
 
“No fundo, estamos a pedir a Deus por cada pessoa, por cada cristão, para que seja capaz de se encontrar consigo mesmo; saiba quem é e o sentido que tem a sua vida; seja capaz de fazer escolhas acertadas, seguras e sábias no seu trajeto. Estamos a rezar por todos, mas especialmente pelos adolescentes e jovens que estão a construir a sua personalidade, a definir as suas opções, a progredir num estilo de vida.

Estamos a pedir a Deus que nos ajude a dar-lhes os elementos principais para que aprendam a crescer no conhecimento do amor, na generosidade e espírito de serviço à humanidade. Estamos também a rezar para que cresçam no conhecimento do Deus que os ama e os chama a serem seus discípulos prediletos. Rezamos ainda para que se entusiasmem por Cristo, pelo Seu Evangelho e pela Sua Igreja, a ponto de porem a totalidade da sua vida ao seu serviço, particularmente no ministério sacerdotal”.
 
O grupo “Adoração Nocturna de Espanha” ofereceu uma custódia ao Santuário de Fátima fabricada
 em ouro e prata que evoca as aparições do Anjo.
 
“Todos os anos, todas as horas dos três ou quatro dias de peregrinação são especiais, pois o especial, o prioritário, é estar neste santo lugar, entregue à oração, à reflexão, participando nos distintos atos do vasto programa espiritual”, sublinha Jorge Lence Adrio, principal organizador da peregrinação.
 
Desde a primeira peregrinação, as intenções de oração deste grupo são “suplicar por vocações para o sacerdócio e rezar pelos sacerdotes”.

Na peregrinação internacional de Maio, nos dias 12 e 13, Fátima acolheu mais de 250.000 peregrinos numa celebração que pretendeu este ano, a convite dos bispos portugueses, ser de ação de graças pela beatificação de João Paulo II.
 
A homenagem e a evocação do Papa três vezes peregrino de Fátima extravasaram o âmbito nacional, uma vez que os participantes nas celebrações eram oriundos de duas dezenas de países.
Após as celebrações do dia 13, D. Sean O´Malley, cardeal arcebispo de Boston, que presidiu a este encontro de fé e de oração, escreveu a seguinte mensagem no Livro de Honra do Santuário de Fátima "Deixo uma parte do meu coração aqui aos pés de nossa Mãe, totus tuus".