O Papa Bento XVI, em uma histórica nomeação, designou hoje o professor uruguaio Guzmán Carriquiry Lecour, até agora Sub-secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, como novo Secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL). É a primeira vez que um leigo ocupa um posto desta importância no Vaticano.

O professor Carriquiry substitui assim a Dom Octavio Ruiz Arenas, quem há poucos dias deixou o cargo de Secretário da CAL por sua nomeação como novo Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Os predecessores de Guzmán Carriquiry, desde que a CAL foi criada além do Arcebispo Ruiz, foram o Bispo Cipriano Calderón e o sacerdote Michele Buro.

Em sua qualidade de novo Secretário da CAL, Guzmán Carriquiry viajará à assembléia geral do CELAM que será celebrada entre os dias 16 e 21 de maio na cidade de Montevidéu, em sua terra natal o Uruguai.

A CAL foi instituída pelo Papa Pio XII em 1958 e tem a tarefa de aconselhar e ajudar as igrejas particulares da América Latina e de estudar de forma unitária os problemas doutrinais e as questões pastorais que se referem à vida e o desenvolvimento destas igrejas; de maneira particular se encarrega de animar e promover a nova evangelização. A Comissão é presidida pelo Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos.

O professor Carriquiry nasceu em Montevidéu (Uruguai) em 20 de abril de 1944. Está casado com Lídice María Gómez Surripio e tem quatro filhos e oito netos. Em seu livro "Uma aposta pela América Latina", publicado no ano 2003, apresenta-se como "uruguaio, “rioplatense”, “mercosureño”, sul-americano, latino-americano, que, pelos caminhos desmesurados e imprevisíveis da Providência, trabalha há 40 anos na Santa Sede, no centro da catolicidade".

Fez seus estudos na Universidade da República, em Montevidéu, onde se graduou com o título de Doutor em Direito e Ciências Sociais. Foi dirigente latino-americano da Juventude estudantil e universitária católica. Colaborou com o Episcopado de seu país como Diretor do Centro nacional de Meios de comunicação Social da Igreja no Uruguai.

Atualmente, e já há 40 anos, trabalha ao serviço da Santa Sé. Foi próximo colaborador dos Papas Paulo VI, João Paulo II e agora Bento XVI.

Foi o primeiro leigo a ser "Chefe de Departamento", por parte de Paulo VI, e também o primeiro leigo nomeado "Subsecretário" em um dicastério da Santa Sé, por parte de João Paulo II. Durante mais de 25 anos trabalhou como Subsecretário do Conselho Pontifício para os Leigos. Integrou e integra atualmente outros organismos vaticanos.

Participou como perito, em 4 Assembléias Gerais do Sínodo Mundial de Bispos (sobre a evangelização no mundo contemporâneo, sobre a família, sobre os Leigos, sobre a Igreja na América).

Representou o Conselho Pontifício para os Leigos em numerosos congressos de organizações internacionais católicas e movimentos eclesiais. Colaborou na preparação de diversas viagens pontifícias na América Latina. Teve importante responsabilidade organizativa das sucessivas Jornadas Mundiais da Juventude com o Papa, participando de todas elas desde a primeira em Roma (1985) até a que se realizou em Sydney em 2008.

Recebeu, entre outras, a mais alta condecoração pontifícia ("Cavalheiro da Grande Cruz da Ordem de S. Gregório Magno") e condecorações da Itália, Argentina e Chile. Participou como perito nas III, IV e V Conferências Gerais do Episcopado Latino-americano (Puebla, 1979; São Domingo, 1992; Aparecida, 2007).

Ofereceu Cursos e Seminários, como "Professor Convidado", em diversas Universidades Pontifícias em Roma, em Universidades estatais romanas ("Sapienza" e "Tor Vergata"), na Universidade de Roma "S. Pio V", na Faculdade Teológica da Universidade de Lugano (Suíça), na Pontifícia Universidade Católica do Chile, na Universidade Santo Tomás de Aquino (Argentina) e em muitos outros centros culturais.

Na Universidade de Santo Tomás de Aquino recebeu o "Doutorado honoris causa" em jurisprudência e ciências políticas. São numerosas suas publicações sobre assuntos culturais, eclesiásticos e internacionais, assim como sobre os mais diversos temas latino-americanos.

O Pontifício Conselho para os Leigos assinala que após muitos anos trabalhando com, para e pelos Leigos, "ao prof. Carriquiry é agora confiada esta importante responsabilidade a serviço da Igreja latino-americana. Não nos cabe a menor duvida de que sua ampla experiência e seu apaixonado amor pela Igreja farão que se desempenhe com competência e autêntico espírito de serviço para com a Igreja que peregrina no 'Continente da Esperança'".

O Pontifício Conselho dirige "a ele nossas mais cordiais felicitações e a promessa de uma lembrança constante em nossas orações para que Nossa Senhora de Guadalupe o assista e acompanhe".