A Arquidiocese de Cochabamba informou que já concluiu a fase diocesana do processo de beatificação de Virgínia Branco Tardio, uma leiga integrante da Ação Católica, que poderá se tornar na primeira beata da Bolívia.

O grupo de oração e amizade Nossa Senhora das Mercês se encarregou de promover a causa e nomearam como postulador na época o Padre Víctor Blajot, e o Arcebispo de Cochabamba, Dom. Tito Solari Capellari, a inaugurou em 31 de janeiro de 2001.

O Padre Miguel Manzanera, juiz delegado, presidiu o Tribunal que examinou 45 testemunhas que conheceram Blanco. Recolheu também outros testemunhos, biografias, escritos e poesias místicas de alto valor literário.  Com a informação obtida se redigiram os documentos que serão levados a Roma pelo postulador atual, Salvador Sanchis.

Vida e obras

Virgínia, segunda de quatro filhas de Luis Pio Blanco Unzueta e Daria Tardio Quiroga, nasceu em Cochabamba em 18 de abril de 1916. Obteve o título de Bacharel em Humanidades no Colégio das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, ao que se manteve vinculada como membro da Congregação Mariana de Antigas Alunas.

Possuía uma cultura geral muito superior a da maioria das mulheres de sua época e tinha amplo conhecimento bíblico e teológico. Obteve o título de Professora de Religião de Secundária quando tinha 32 anos.

Desde pequena Virginia foi uma catequista exemplar, trabalho que realizava em castelhano e quéchua: Preparava crianças, jovens e adultos para receber os sacramentos e em mais de uma ocasião batizou crianças em perigo de morte.

Foi muito querida por suas alunas às que ensinou religião em várias escolas de Cochabamba por 40 anos, dos quais mais de 10 os trabalhou sem receber salário em troca.

Desde muito jovem Virginia foi militante ativa da Ação Católica, e durante muitos anos Presidenta Diocesana da Associação de Mulheres de Ação Católica (AMAC).

Em 1954 publicou a obra chamada “Cozinha econômica” para gente pobre. Desde 1958 a obra foi conhecida com o nome de "Comedores Sociais", e segue prestando seus serviços atualmente. Mais  tarde  abriu  em  sua  própria  casa  os "Comedores Populares" que ainda funcionam.

Em 1962 fundou o Grupo de Oração e Amizade, cujo assessor foi o Padre Julián Sayos S.J. O grupo se formou tendo como base algumas ex-alunas do Colégio das Escravas do Sagrado Coração.

Em 8 de dezembro de 1977, na casa natal de Virginia Blanco foi inaugurado o Policonsultório "Rosário" para atender a pessoas pobres.

Virginia morreu de uma parada cardíaca na noite de 23 de julho de 1990, aos 74 anos de idade.