Em uma mensagem enviada hoje ao Bispo de Cartagena (Espanha), Dom José Manuel Lorca Planas, o Papa Bento XVI expressou sua dor pelas vítimas do terremoto em Lorca (ao sul do país) ocorrido ontem e respirou à solidariedade com os danificados.

No texto enviado pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, e enviado através do Núncio na Espanha, Arcebispo Renzo Fratini, o Papa "manifesta sua especial proximidade aos afetados, oferecendo sufrágios pelo eterno descanso dos falecidos e pedindo ao Todo-poderoso que conceda consolo e esperança cristã a quantos sofrem esta dura adversidade".

O Santo Padre também "alenta as instituições e as pessoas de boa vontade à solidariedade e caridade fraterna para com as pessoas e famílias em dificuldade".

O Bispo de Cartagena (Espanha) Dom José Manuel Lorca Planas, agradeceu "todas as mostras de solidariedade" chegadas desde distintas partes do mundo depois dos sismos.

Em um comunicado publicado no site da Diocese, o Prelado expressou sua preocupação pelos problemas que confrontam as pessoas mais necessitadas depois dos terremotos e expressou sua "profunda dor pelas vítimas e danificados".

O Bispo também agradeceu "as orações da Santa Sé, a Conferência Episcopal Espanhola, muitos dos Bispos espanhóis, sacerdotes, religiosos e religiosas, instituições eclesiásticas e fiéis cristãos, que tanto reconfortam os que estão passando por este momento trágico".

A diocese de Cartagena também informou que Dom Lorca presidirá no dia 13 de maio no Recinto Ferial de Santa Quiteria a Missa funeral pelos falecidos.

Consultada pela agência ACI Prensa, Cristina Abbad, Delegada de Meios de comunicação da Diocese da Cartagena, indicou que na Missa que presidirá o Bispo de Cartagena em 14 de maio, com ocasião do Congresso "A Comunicação da Igreja: provocação e oportunidade" da Universidade Católica Santo Antonio, também se pedirá pelas vítimas desta tragédia.