O governo do Paquistão nomeou um muçulmano como Ministro para as minorias religiosas substituindo o cristão Shahbaz Bhatti, assassinado por terroristas islâmicos no último 2 de março devido à sua oposição à Lei de Blasfêmia.

O novo ministro foi eleito depois da última reorganização do governo após o avanço dos partidos da oposição. Trata-se do muçulmano Riaaz Hussain Pirzada.

Conforme informou a agência Ansa, várias associações de cristãos, assim como algumas organizações defensoras dos direitos humanos, opuseram-se à sua nomeação.

Julius Salik, ex-ministro federal para o Desenvolvimento da Comunidade e fundador da World Minorities Alliance, explicou ao Paquistão Chritians Post que o novo ministro deveria ter sido eleito pelas minorias que defende e não pelos partidos majoritários no parlamento.

Os cristãos no Paquistão representam 1,6 por cento da população, e são uma minoria perseguida e castigada. A Lei de Blasfêmia condena à morte ou à cadeia perpétua a quem levanta injúrias contra Maomé ou o Corão, freqüentemente é utilizada contra cristãos para ajustar contas, disputas familiares, ou simplesmente por intolerância religiosa.

Salik, que foi nomeado para o Prêmio Nobel da Paz, deplorou a situação e assinalou que esta prática supõe uma injustiça para as minorias reprimidas e oprimidas do Paquistão.