O Papa Bento XVI decidiu hoje duas importantes mudanças na Cúria do Vaticano com a nomeação de um novo Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e um novo Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.

O Santo Padre nomeou o Arcebispo Fernando Filoni, até agora Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, como novo Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos. Ele sucede assim o Cardeal Ivan Dias, cuja renuncia ao cargo foi aceita por limite de idade, quer dizer, por ter chegado aos 75 anos como dispõe o Código de Direito Canônico.

Com esta nomeação, o Papa decidiu nomear em substituição do Arcebispo Filoni no cargo de Substituto para os Assuntos Geral da Secretaria de Estado Vaticano o até agora Núncio Apostólico em Cuba, o Arcebispo Giovanni Angelo Becciu.

Nos próximos dias Bento XVI deverá decidir ao sucessor de Dom Becciu na Nunciatura Apostólica em Cuba, para o qual deve avaliar os candidatos para esta representação diplomática na ilha.

O Papa também nomeou Dom Giuseppe Pinto, até agora Núncio Apostólico no Chile, como novo Núncio Apostólico nas Filipinas. Nos próximos dias o Santo Padre deverá avaliar aos candidatos para suceder Dom Giuseppe no país sul-americano.