Após as eleições realizadas na sua última 49ª assembléia geral reunida em Aparecida, a CNBB tem uma nova presidência. O Cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis foi eleito na segunda-feira (9) como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Já o arcebispo de São Luís (MA), Dom José Belisário da Silva é agora o novo vice-presidente da entidade que terá a Dom Leonardo Ulrich Steiner,  bispo da Prelazia de São Félix da Araguaia (RS),como novo secretário-geral.

Em entrevista aos meios, Dom Damasceno se confessou surpreso e pediu orações pela nova missão.
Dom Raymundo Damasceno Assis - Nasceu em 15 de fevereiro de 1937, na cidade de Capela Nova, no estado de Minas Gerais. Anteriormente foi bispo auxiliar de Brasília e além da Arquidiocese de Aparecida, à frente da qual está desde 2004, o purpurado é presidente do CELAM, membro do Pontifico Conselho para as Comunicações e da Pontifícia Comissão para América Latina.
Foi criado Cardeal pelo Santo Padre Bento XVI, no consistório de 20 de novembro de 2010, em Roma.

O novo vice-presidente, Dom Belisário,  nasceu em 1945, em Carmópolis (MG). Foi ordenado padre em 1969 e bispo (2000) em sua terra natal. Estudou Filosofia no Convento São Boaventura, em Dalto Filho (RS) e Teologia, no Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais.

Foi vigário Paroquial, Reitor do Seminário Santo Antônio de Santo Dumont (MG), Definidor e Ecônomo Provincial, Professor de disciplinas em nível de 2º grau, professor de Psicologia Educacional em nível de 3º grau, Formador e Mestre de frades de profissão temporária. Antes de ser nomeado arcebispo de São Luiz, dom Belizário foi bispo de Bacabal (MA) de 2000 a 2005.

Seu lema episcopal é: “Invisibilem Tamquam Videns” (Como se visse o invisível) .

Já o novo Secretário Executivo e Bispo da Prelazia de São Félix da Araguaia (MT), Dom Leonardo Ulrich Steiner,  nasceu em Forquilhinha, Santa Catarina, no dia 6 de novembro de 1950. Filho de Leonardo Steiner e Carlota Arns Steiner; é o 13º de 16 irmãos. Ingressou no noviciado da Ordem dos Frades Menores em Rodeio, SC, no ano de 1972. Professou solenemente em 1976 e no mesmo ano foi ordenado diácono.

Recebeu a ordenação sacerdotal aos 21 de janeiro de 1978. Ordenado Bispo aos 16 de abril de 2005, foi nomeado bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia no dia 2 de fevereiro de 2005. Início do exercício do ministério episcopal no dia 1º de maio de 2005.

Canção Nova Notícias também indica que a secretaria-geral da CNBB tem por função executar as tarefas desse órgão. O responsável por esse cargo tem por missão se pronunciar em nome da Conferência e representá-la, assim como organizar os encontros dos bispos e coordenador os trabalhos das assembleias gerais, realizadas todos os anos.