Ao encontrar-se esta manhã com os 34 novos membros da Guarda Suíça Pontifícia e seus demais integrantes, o Papa Bento XVI ressaltou que Cristo ressuscitado é a luz em meio das trevas do mundo e que com sua entrega exige uma vida cristã coerente e fiel à vontade de Deus.

Em seu discurso em alemão, francês e italiano, o Santo Padre recordou o famoso "Saqueio de Roma", no qual os guardas suíços defenderam com vigor o Papa, até dar a vida por ele, e explicou que "a lembrança daquele saqueio terreno deve fazer refletir sobre a existência da ameaça de um saqueio mais perigoso, que poderíamos chamar espiritual".

"No contexto social atual, muitos jovens correm o risco de cair em um empobrecimento progressivo da alma, porque seguem ideais e perspectivas de vida superficiais, que só preenchem necessidades e exigências materiais", alertou.

Por isso, continuou Bento XVI, "quando alguns de vocês jurem desenvolver fielmente o serviço na Guarda Suíça Pontifícia e outros renovem este juramente em seus corações, pensem no rosto luminoso de Cristo, que os chama a ser autênticos homens e verdadeiros cristãos, protagonistas de sua existência".

"Sua paixão, morte e ressurreição são um eloqüente reclame a ser enfrentado com maturidade consciente dos obstáculos e desafios da vida, sabendo bem, como nos recordou a Liturgia no curso da Vigília pascal, que o Senhor ressuscitado é ‘Rei eterno que venceu as trevas do mundo’".

O Papa sublinhou que só Cristo é "o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele deve converter-se cada dia mais no parâmetro de nossa vida e nosso comportamento, assim como Ele escolheu a plena e total fidelidade à missão de salvação confiada pelo Pai como medida e suporte da sua vida".

"O Senhor, queridos jovens, caminha convosco, sorri-vos, alenta-vos a segui-lo com a mesma fidelidade: auguro-vos de coração experimentar sempre a alegria e o consolo de sua presença luminosa e corroborante".

Bento XVI animou a Guarda Suíça a que façam que "sua estadia em Roma seja um tempo propício para aproveitar ao máximo as inumeráveis possibilidades que oferece esta cidade para dar um sentido cada vez mais sólido e profundo à sua vida".

"Aproveitem as oportunidades que lhes oferecem para ampliar seu horizonte cultural, lingüístico, e sobre tudo, espiritual. O tempo que transcorram na ‘Cidade eterna’ será um momento excepcional em sua vida: vivam com um espírito de sincera fraternidade, ajudando-vos mutuamente a levar uma vida cristã exemplar, que corresponda à sua fé e à sua missão peculiar na Igreja".

O Papa disse logo que este encontro lhe oferece "a possibilidade de manifestar aos novos recrutas minha profunda gratidão pela decisão de estar, durante um período de tempo, à disposição do Sucessor do Pedro e de contribuir assim a garantir a ordem necessária e à segurança dentro da Cidade do Vaticano".

Finalmente assinalou que "sua presença significativa no coração da cristandade, onde uma multidão de fiéis chegam sem descanso para encontrar o Sucessor de Pedro e para visitar as tumbas dos Apóstolos, suscite cada vez mais em cada um o propósito de intensificar a dimensão espiritual da vida, assim como o compromisso de aprofundar na fé cristã, testemunhando-a com alegria mediante uma conduta de vida coerente".