Em sua visita iniciada ontem às localidades de Aquileia e Veneza (Itália) ontem sábado, o Papa Bento XVI alentou os cristãos a testemunhar "esta verdade fundamental: só de Cristo, de fato, a humanidade pode receber esperança e futuro".

Com o lema "Tu confirmas nossa fé", duas são as cidades que acolhem este fim de semana ao Papa e duas as ocasiões desta visita pontifícia. Aquileia, para a preparação do segundo encontro eclesiástico, que terá lugar nessa cidade em Pentecostes de 2012. E Veneza, para a inauguração de Biblioteca do Studium Generale Marcianum, que foi restaurada.

Pouco depois de sua chegada a Aquileia, Bento XVI cumprimentou os cidadãos na Praça Capitolo. Logo, na Basílica, dirigiu-se aos participantes na Assembléia de preparação do segundo Congresso de Aquileia. Por volta das seis e quinze da tarde de hoje, o Santo Padre prosseguiu sua viagem, em helicóptero, para Veneza. Na célebre praça de São Marcos, Bento XVI saudou os venezianos, e na Basílica dedicada ao evangelista, deteve-se em oração ante suas relíquias.

Recebido com grandes mostra de carinho e aplausos, Bento XVI saudou cordialmente esta tarde à multidão reunida na Praça Capitolo de Aquileia, evocando a história antiga e ilustre da Igreja nesta amada terra.

"Queridos irmãos, filhos e herdeiros da gloriosa Igreja de Aquileia, estou entre vós para admirar esta rica e antiga tradição –mas acima de tudo– também para confirmá-los na fé profunda de seus pais: nesta hora da história redescubram, defendam e professem com calor espiritual esta verdade fundamental. Só de Cristo, de fato, a humanidade pode receber esperança e futuro".

Conforme informa Rádio Vaticano, o Santo Padre concluiu sua exortação ressaltando a importância do testemunho e da caridade evangélica:

"Convido-os a serem sempre novamente discípulos do Evangelho, para traduzir ao ardor espiritual, a claridade da fé, caridade sincera e pronta sensibilidade para os pobres. Que possam plasmar sua vida segundo o ‘sermo rusticus’ que assinalava Jerônimo, referindo-se à qualidade evangélica da comunidade da Aquileia".

Finalmente o Papa fez votos para que "a lembrança da Santa Mãe Igreja de Aquileia os sustente, os impulsione a novas metas missionárias neste atormentado período histórico e os faça artífices de unidade e de compreensão entre os povos de suas terras. Que os ampare sempre no caminho a Virgem Maria e que a minha bênção os acompanhe".